Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TROCAR MENSAGENS DE TEXTO PODE PREJUDICAR QUALIDADE DO SONO, DIZ ESTUDO

01/10/2013

Trocar muitas mensagens pelo celular pode levar as pessoas a terem graves problemas de sono. A conclusão é de um estudo da universidade americana Washington and Lee. De acordo com o levantamento, o fato de as pessoas dormirem com o aparelho ao lado e a ânsia em responder logo as mensagens são as principais causas dos problemas para dormir bem. As informações são do tabloide britânico "The Daily Mail´.

As conclusões foram tiradas após a observação do comportamento de vários alunos americanos. Karla Murdock, pesquisadora da universidade Washington Lee, fez perguntas aos estudantes sobre aspectos pessoais, problemas para dormir e quantas mensagens, em média, eles enviavam.

Para avaliar o sono dos entrevistados, Karla usou o SQI, índice de qualidade do sono. Ele consiste em uma análise que mostra a duração do sono, quanto tempo uma pessoa demora a dormir, o tempo que a pessoa fica na cama, quantas vezes acordou pela manhã e o nível de sonolência pela manhã. E a conclusão foi que quanto maior o número de mensagens trocadas, pior era a qualidade do sono.

Para ela, o estudo só reforça a relação direta que há entre o uso de telefones móveis e a má qualidade do sono de jovens e adultos.
 

Problema de comunicação

De acordo com o estudo, o envio constante de mensagens de texto também ajuda a prejudicar a relação de amizade. "É possível dizer que a troca de mensagens de texto é uma forma inadequada de comunicação para lidar com o stress interpessoal de pessoas próximas", disse Karla.

Para explicar o problema, ela diz que a abreviação das mensagens de texto não é suficiente para passar nuances durante a discussão de um assunto sensível. "As mensagens de texto têm o risco de produzir ou manter mal-entendidos e interações improdutivas durante o período de stress", explicou a pesquisadora.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar