Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE COMEMORA 15 ANOS DE BUSCA COM ALGORITMOS INTELIGENTES E NOVA INTERFACE MÓVEL

27/09/2013

A busca do Google, que virou sinônimo de pesquisa na Internet, completa 15 anos nesta sexta-feira 27/9, e para comemorar a empresa está anunciando uma série de mudanças.

Algumas delas, como a possibilidade de busca por hashtags, ainda não têm data para estar habilitadas para a interface de pesquisa em português, no Brasil. Por enquanto, a busca por hashtags funciona apenas nas versões americana e canadense do serviço. Ou seja, só está disponível em www.google.com e não em www.google.com.br.

Da mesma forma, só usuários da interface em inglês já podem recorrer ao uso de filtros e fazer comparações usando o Knowledge Graph (ou Painel  do Conhecimento). Os novos recursos fazem parte do esforço do Google para que o Painel do Conhecimento possa responder mais perguntas, mesmo aquelas que não têm uma resposta simples.

Digamos que você esteja em dúvida entre dois produtos. Você será capaz de comparar características comuns desses produtos. Por exemplo: em vez de buscar "quanto de gordura saturada tem a manteiga" e "quanto de gordura saturada tem o azeite", você poderá simplesmente dizer ao Google: " Comparar a manteiga com o azeite" e a ferramenta de comparação dará novas perspectivas para que você componha a sua própria resposta.

No Brasil
Mas outras novidades, como a última mudança no algoritmo, a "Hummingbird" ("colibri", em português), já podemos experimentar no Brasil. Ela afeta 90% das buscas feitas hoje. Foi implementada há um mês na maioria dos 189 sites internacionais e 146 idiomas que a pesquisa do Google está disponível. E o objetivo é fazer o buscador lidar melhor com as consultas mais longas, mais complexas.

O Google faz, em média, 2 mudanças por dia na ferramenta de busca. Algumas são implementadas imediatamente, outras são lançadas em bloco e alteram principalmente a qualidade dos resultados, para torná-los mais relevantes para os usuários.

A equipe do Google aqui no Brasil - 100 engenheiros que trabalham no Centro de Engenharia de América Latina, localizado em BH - trabalham nessas atualizações e também na localização de recursos (localização é o nome que a gente dá para o esforço de fazer os recursos funcionarem em português). Essa equipe ;e responsável por 5 das 30 mais importantes mudanças feitas no algoritmo do Google até hoje.

Nova interface móvel
Outra novidade que vai agradar muitos aos brasileiros é o visual mais limpo e clean da busca (e os anúncio associados a ela) Google Search para celulares e tablets.

Ela é mais simples , otimizada para toque, com resultados agrupados em cartões para que você possa se concentrar nas respostas que você está procurando.

 

Googlemobile


Nas próximas semanas, usuários nos Estados Unidos serão capazes também de baixar uma nova versão do aplicativo para ​​iPhones e iPads. Com esta atualização, poderão receber notificações através de seus dispositivos.

Esses apps também trarão melhorias no uso do Google Now. "OK Google. Lembre-me de comprar o azeite no supermercado tal." Quando você entrar na loja com o seu iPhone, você receberá um lembrete.  O Google Now também será capaz de fazer  notificações para que você não se atrase para compromisso.

Se você tiver uma conta da App Store americana, e falar bem inglês, vai poder baixar e usar os apps. Ainda não há previsão de disponibilidade na App Store brasileira.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar