Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMD ANUNCIA NOVA LINHA DE GPUS

26/09/2013

A AMD anunciou nesta quarta-feira em uma conferência em Honolulu, no Havaí, uma nova geração de GPUs que chegará em breve ao mercado. São ao todo cinco modelos divididos em duas linhas, a Radeon R7 para o mercado em geral e a Radeon R9 para os gamers que exigem o máximo desempenho em seus jogos favoritos, mesmo quando rodando em Ultra Alta Definição (UltraHD) e qualidade gráfica máxima.

Todos eles são baseados na arquitetura GCN, ou Graphics Core Next. O modelo de entrada é a R7 250, com 1 GB de RAM e preço sugerido de US$ 89. Mas quem rouba a cena é a R9 290X, o novo "topo de linha", com mais de 6 bilhões de transistores, poder de cálculo de mais de cinco teraflops (trilhões de operações em ponto flutuante por segundo) e 4 GB de RAM GDDR5 em uma interface de 512 Bits, sob medida para rodar novos jogos como Battlefield 4 em resolução 4K, desde que, claro, você tenha um monitor adequado.

Para se ter uma idéia a Nvidia GeForce GTX Titan, anunciada em Fevereiro deste ano como a placa de vídeo com uma única GPU mais poderosa do mundo, usa uma GPU com 7 bilhões de transistores, mas tem um poder de cálculo de 4.5 Teraflops. 

Som impressionante

Os modelos R7 260x, R9 290 e R9 290X dedicam tanta atenção à qualidade sonora quanto à qualidade gráfica. Eles são equipados com TrueAudio, uma tecnologia da AMD que promete sons muito mais realistas nos jogos. Basicamente trata-se de um processador especializado incorporado à placa, que se encarrega de efeitos complexos como cálculos de reverberação, áudio posicional e pós-processamento, retirando estas tarefas das mãos da CPU.

Com isso é possível reproduzir mais canais de áudio, com efeitos mais sofisticados, ao mesmo tempo, sem consumir poder de processamento que pode ser melhor utilizado no restante do jogo. A tecnologia tem o apoio de empresas como a Audiokinetik e GenAudio, que desenvolvem sistemas de som usados por várias produtoras em seus jogos.

A GenAudio demonstrou no palco sua tecnologia Astound Surround, que tira proveito do TrueAudio para gerar de forma bastante convincente sons que não só cercam o jogador (o tradicional "surround") como também parecem estar acima ou abaixo dele, usando um sistema 7.1 tradicional ou mesmo apenas fones de ouvido estéreo.

Segundo Raja Koduri, Vice Presidente Corporativo de Computação Visual na AMD, a tecnologia TrueAudio irá fazer pelo som nos games o que os "shaders" programáveis fizeram pelos gráficos, quando surgiram alguns anos atrás.

bf4_amd_bundle-435px.jpg
Pacote incluirá Battlefield 4 e uma AMD Radeon R9 290x

As novas GPUs da AMD devem chegar ao mercado a partir de Outubro. A empresa fez uma parceria com a Electronic Arts para produzir uma quantidade limitada de um pacote que inclui uma AMD Radeon R9 290X e uma cópia do jogo Battlefield 4, que estará à venda em "parceiros selecionados" nos EUA a partir de 3 de Outubro. O preço não foi divulgado.
 
 
 
Fonte: Pcworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar