Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MUDE A CARA DE SEU ANDROID COM UM NOVO PAPEL DE PAREDE

26/09/2013

Mudar o papel de parede é a forma mais fácil de personalizar um smartphone ou tablet Android. Antigamente encontrar bons papéis de parede envolvia horas em vários sites separando o joio do trigo, e preciosas pastas no cartão de memória com suas escolhas favoritas.

Felizmente hoje há apps que dão fácil acesso a imensas coleções de imagens, organizadas e separadas por tags para facilitar a descoberta, e bastam uma ou duas palavras-chave para encontrar tantas imagens que o maior trabalho vai ser decidir qual usar. Vamos falar de dois destes apps, o Wallbase e o Pattrn.

Álbum sem fim

O Wallbase é um cliente para um site chamado Wallbase.cc, que contém milhares de imagens enviadas pelos usuários, com os mais diversos temas. Não importa se você gosta de paisagens, pin-ups, carros exóticos ou anime, certamente encontrará lá algo que vale a pena transformar em seu novo papel de parede.

wallpaper_wallbase-400px.jpg
A interface do Wallbase

Usar o Wallbase é muito simples. Na interface principal há duas categorias para rápido acesso: Popular mostra as imagens mais populares entre os usuários, e Random mostra uma seleção aleatória. Logo abauxo a opção Saved mostra as imagens que você já baixou para seu smartphone, e Tags permite fazer uma busca por tags. Por exemplo, todos os papéis de parede marcados com a tag Ocean, ou Sand. Clicando na Lupa no topo da tela você pode digitar um termo de busca, como “Fog” para imagens de Neblina, ou “Landscape” para paisagens.

A chaves “SFW” e “Sketchy” no topo da interface são um filtro. SFW irá mostrar apenas as imagens “Safe for Work”, excluindo as que poderiam causar problemas em um ambiente de trabalho, como as mais picantes. Sketchy filtra material que, embora não possa ser classificado como erótico, é de “gosto duvidoso”.

Basta tocar numa imagem que lhe agrada para obter mais informações. Nessa tela o botão Save baixa a imagem para seu aparelho, e Wallpaper define ela como papel de parede. O próprio Wallbase já se encarrega de redimensionar e cortar a imagem na proporção correta para a tela de seu aparelho. Também é possível compartilhar um link para uma imagem no Facebook ou Twitter.

wallbase_detalhes-400px.jpg
Detalhes de uma imagem. Clique em Wallpaper para torná-la seu papel de parede

O Wallbase roda em qualquer aparelho com Android 2.2 ou superior e é gratuito no Google Play. Que não gosta de apps com anúncios pode comprar uma “chave” Pro por cerca de R$ 4,00 que, além de removê-los, também é uma boa forma de agradecer ao desenvolvedor.

Encontrado padrões

Para quem prefere um papel de parede mais minimalista uma boa sugestão é o Pattrn, do brasileiro Lucas Rocha. É um cliente para outro site, o COLOURlovers, onde os usuários podem compartilhar cores, paletas e padrões. 

Ao contrário de um papel de parede tradicional, um padrão é uma imagem que se repete por toda a extensão da tela. De certa forma eles são muito mais próximos do conceito tradicional de um “papel de parede” do que as imagens que usamos no dia-a-dia.

wallpaper_pattrn-400px.jpg
A tela principal do Pattrn

O Pattrn também tem uma interface simples, com três categorias no topo da tela: Latest (os padrões mais recentes), Popular (os mais populares) e You (com seus favoritos e termos de busca salvos). Cada uma mostra uma lista com resultados relevantes logo abaixo.

Clique em um padrão na lista para ver uma amostra de como ele irá ficar em tela cheia. Clique na amostra para ver mais informações, como quantas pessoas gostaram dele, quantas o visualizaram e quantos comentários foram deixados. No rodapé da tela você verá também a paleta de cinco cores associada ao padrão.

E a paleta é uma das coisas legais do Pattrn. O padrão (o desenho em si) e a paleta (cores) são independentes. Se você gostar de um padrão, mas não das cores, provavelmente irá encontrar uma versão com outra paleta no catálogo. E clicando em uma das cores da paleta você pode fazer uma busca por outros padrões que usem a mesma cor. No site COLOURlovers é possível criar seus próprios padrões, ou modificar os já existentes, e depois de salvas estas criações estarão disponíveis no Pattrn.

wallpaper_padroes-580px.jpg
Mesmo padrão, paletas de cores diferentes

O Pattrn é gratuito no Google Play, e roda em qualquer smartphone com o Android 2.2 ou superior.
 
 
 
 
 
Fonte: PCworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar