Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

HOLANDÊS CRIA CONCEITO DE CELULAR MONTÁVEL PARA REDUZIR LIXO ELETRÔNICO

13/09/2013

O designer holandês Dave Hakkens criou um novo conceito de smartphone feito de componentes independentes e intercambiáveis que visa reduzir o desperdício e o lixo eletrônico.

No Phonebloks, cada componente (tela, memória, armazenamento e bateria, por exemplo) equivale a um bloco. Quando conectadas à base do celular, as peças passam a funcionar num sistema integrado.

Todos os blocos são removíveis. Isso facilita o reparo desses elementos e a atualização para peças mais potentes. Ou seja, se a tela do seu aparelho quebrar, você pode simplesmente trocá-la por uma outra, sem precisar se livrar do seu smartphone por completo.

O mesmo raciocínio serve para o lançamento constante de dispositivos novos e mais poderosos, que acabam tornando o seu celular obsoleto em questão de um ano --ou menos. Em vez de comprar um novo aparelho, você compra blocos com configurações mais avançadas.

Componentes independentes também abrem portas para uma personalização mais intensa de celulares, prefira você um aparelho com câmera mais potente, um com maior capacidade de armazenamento ou um apenas para fazer ligações.

Além do telefone móvel, Hakkens também idealizou uma loja na qual blocos pudessem ser comprados e vendidos. Empresas de tecnologia renomadas poderiam criar suas próprias versões das peças.

O designer acredita que, com tudo isso, a quantidade de eletrônicos jogados no lixo possa diminuir. Lembrando que o lixo eletrônico pode causar contaminação do solo.

O Phonebloks é apenas um conceito, mas, no site criado para o projeto, Hakkens pede que os interessados compartilhem a ideia nas redes sociais. "Quanto mais pessoas se mostrarem interessadas, mais cedo empresas vão querer começar a desenvolver [o projeto]", escreve ele.
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar