O Google
anunciou nesta quarta (11) seus novos Chromebooks
, que são os notebooks da empresa com foco no uso online. Eles chegam com novos processadores da Intel, o que derruba a pecha desses aparelhos de terem um hardware pouco potente.
A apresentação aconteceu hoje durante o Intel Developers Forum, em São Francisco, EUA, voltado para desenvolvedores. Agora, o Google decidiu apostar na potência em sua linha de computadores Chromebooks. Eles usarão o processador Haswell da Intel, em substituição aos antigos Atom.
Os processadores da linha Haswell tem um maior poder de processamento, inclusive no que diz respeito aos gráficos. O Google não deu muitos detalhes dos novos Chromebooks, mas disseram que eles serão 50% mais rápidos e potentes e a bateria terá uma duração 15% maior.
O Google anunciou as novas parcerias para a fabricação dos produtos: Asus e Toshiba, que se unem à Samsung, Acer e HP, que já montam máquinas com o Chrome OS. A estratégia do Google é alcançar até 25% do mercado norte-americano de computadores de custo abaixo de US$ 300.
Não foram revelados os preços e configurações dos modelos. Também não há data prevista de chegada ao Brasil.
A diferença entre os Chromebooks e os notebooks é que os primeiros são construídos para serem usados com uso permanente à internet. Eles usam a conta do Google e salvam os arquivos na nuvem. Os aplicativos também não ficam salvos na máquina e são executados através da web. Em compensação eles são bastante leves e costumam ter uma bateria com boa duração (alguns chegam até 8 horas).
Chromebox
A Asus fará sua estreia no mundo do Chrome OS com o Chromebox, aparelho que pode ser acoplado à TV. O preço também não foi divulgado. A Samsung já tinha lançado um aparelho desse tipo.
Fonte: Ne10