Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

OBAMA VAI ESCLARECER ESPIONAGEM NO BRASIL ESSA SEMANA, AFIRMA DILMA

09/09/2013

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu a prestar esclarecimentos sobre as denúncias de espionagem até a próxima quarta-feira (11/09), segundo a presidente Dilma Rousseff. O presidente Obama declarou para mim que assumia a responsabilidade direta e pessoal pelo integral esclarecimento dos fatos e que proporia para exame do Brasil medidas para sanar o problema”, afirmou a presidente após um encontro com Obama em São Petersburgo, na Rússia.

O Brasil, segundo denúncias publicadas pela imprensa em julho, estaria entre os países mais monitorados pela NSA, agência de segurança americana. No último domingo (01/09), uma reportagem do Fantástico mostrou que a própria Dilma e seus assessores também foram alvo de espionagem do órgão, de acordo com documentos revelados pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden.

/

Segundo o G1, Dilma cobrou explicações detalhadas de Obama e, para isso, firmaram como data-limite para os esclarecimentos a próxima quarta-feira. O que eu pedi é o seguinte: eu acho muito complicado ficar sabendo dessas coisas pelo jornal. Num dia eu sei uma coisa, passam dois dias eu sei outra coisa, e a gente vai sabendo aos poucos”, diz a presidente brasileira. “Eu quero saber o que há. Além do que foi publicado pela imprensa, eu quero saber tudo que há em relação ao Brasil. Tudo”, ressaltou.

Dilma também informou que vai à Organização das Nações Unidas (ONU) propor uma nova governança contra invasão de privacidade na Internet. Ela considera que o monitoramento às comunicações no Brasil não pode ser justificado com o argumento da uma estratégia de combate ao terrorismo e que, por isso, a espionagem “tinha a ver com fatores geopolíticos, tinha a ver com fatores estratégicos ou com fatores comerciais e econômicos”, o que, nas palavras da presidente, é algo “inadmissível”.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar