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4G ´POPULAR´ PODE SER A ENTRADA DA MICROSOFT NO MERCADO DE SMARTPHONES

04/09/2013

 

A aquisição da divisão de celulares da Nokia pela Microsoft não chega a ser uma novidade. Há dois anos quando as empresas anunciaram uma parceria - a fabricante finlandesa abriu mão do Symbian e adotou o Windows Phone - a transação já era vista como consequência natural. Mas a oficializaçaõ da compra deflagra uma nova era no mercado de smartphones.

"Foi uma decisão bastante audaciosa da Microsoft, porém necessária. Para realmente entrar forte na briga global de devices móveis, a gigante americana precisava de claras sinergias entre hardware e software, como é o caso da Apple", comentou o analista senior de mercado da Frost & Sullivan Fernando Belfort.

Quando o Google comprou a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões,na maior transação do setor móvel dos últimos tempos em 2012, a titã teve de se adaptar à realidade do mercado de celulares. Tomou decisões duras: cortou mão de obra mundialmente e terceirizou fábricas próprias - aqui no Brasil abriu mão do parque fabril de Jaguaríuna da Motorola e terceirizou com a Flextronics - para adaptar o negócio hardware aos da companhia. E, especialmente, deflagrou uma guerra importante com o então maior parceiro: a Samsung que, agora, se tornou o maior rival.

A Microsoft, ao que parece, entende o processo em jogo. A empresa traçou metas ambiciosas : quer triplicar sua participação no mercado de celulares e de smartphones para 15% dentro de cinco anos, o que significa vender 1,7 bilhão de aparelhos até 2018, obtendo um lucro de US$ 45 bilhões, de acordo com documentos apresentados para investidores.

O acordo de compra anunciado prevê que a Microsoft use invenções, projetos e patentes da Nokia como o serviço de mapas Nokia HERE, usado nos smartphones da empresa. O documento aponta ainda que o serviço de localização é uma peça chave para o crescimento da Microsoft no setor de celulares e de smartphones, considerando-o uma alternativa efetiva contra o Google e seu Google Maps.

Em um pronunciamento para seus funcionários, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, disse que a compra da divisão de celulares da Nokia  é um “passo ousado para o futuro”. Também sustentou que é “o próximo passo da fase de transformação”, anunciada pela companhia em julho. “Agora é a hora de construir e acelerar nossa participação no mercado e nosso lucro com telefones", completou.

Nesse cenário, a empresa de Bill Gates promete adotar política semelhante à do Google, segundo notícias que circulam no mercado internacional: deu a garantia que nada vai mudar no licenciamento do Windows Phone para outros fabricantes, apesar da Nokia. Mas a pergunta é: os fabricantes vão se interessar pelo sistema operacional? Hoje o Windows Phone está atrás do Google e do IOs, da Apple. E enfrentará também a ação das teles - que não querem ficar fora desse jogo - com o Mozzila.

Os planos para o Brasil ainda não foram revelados pelas empresas. Mas se o cronograma de lançamento de produtos for confirmado, o Brasil pode ter o 4G popular da Nokia - previsto para o terceiro trimestre deste ano (Nokia Lumia 625) - já com o aval da Microsoft, mesmo que a transação de compra só tenha previsão de ser completada no primeiro trimestre de 2014.  Como há a parceria em andamento, o 4G popular - grande aposta da Nokia e que tem preço sugerido na Europa de 220 euros - pode marcar a desembarque real da Microsoft ao mundo da fabricação de smartphones.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital
 

 
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