Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ANATEL INVESTIGA VIOLAÇÃO NOS SISTEMAS DAS OPERADORAS DO PAÍS

21/08/2013

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira que está investigando se os sistemas de operadoras brasileiras de telecomunicações foram violados, após denúncias de espionagem feitas pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden.

Segundo o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, há três semanas foi instaurada uma averiguação, e 12 empresas do setor já enviaram informações à agência, restando apenas duas. A previsão é de que a Anatel divulgue um relatório sobre o assunto daqui a um mês, disse o executivo, completando que até agora não foram encontradas irregularidades.

"É obrigação da Anatel, do ponto de vista legal, instaurar uma averiguação para verificar se, de fato, os sistemas hoje utilizados pelas operadoras de telecomunicações e toda estrutura foram de alguma forma violados", disse Jarbas durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

O objetivo da avaliação é determinar se houve violações e onde ocorreram falhas na estrutura. "Empresas que estão sendo avaliadas têm dado retorno. Caso seja necessário, vamos aprofundar", disse Valente.

Já o presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, que representa as empresas, afirmou que as operadoras agiram de acordo com a lei brasileira. "Nenhuma operadora fornece ou facilita informações que possam quebrar o sigilo de seus usuários", disse.

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar