Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APLICATIVO PARA IPHONE E ANDROID AJUDA A TREINAR PARA TIRAR CNH

20/08/2013

Antes dos exames teóricos para tirar carteira de motorista, é comum ver pessoas estudando com a apostila dada pela autoescola. No entanto, isso deve mudar com o aplicativo Simulado, desenvolvido pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). Ele ajuda candidatos a estudarem para tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de habilitação) ou motoristas que precisam renovar a carta.

Disponível gratuitamente nas plataformas iOS (da Apple) e Android (do Google), o aplicativo tem uma estrutura simples de quizz: exibe 30 perguntas com quatro alternativas cada e estabelece o tempo máximo de 40 minutos para solucioná-las.

Para os que se preocupam com o gasto do plano de dados, ele funciona sem a necessidade de estar conectado à internet.

De modo geral, o aplicativo é bem intuitivo. O único trabalho é tocar nas alternativas certas e passar para a próxima. Como ponto negativo no que diz respeito à usabilidade, o programa conta com um misterioso botão X em vermelho. Não há indicação sobre o que ele faz . Só depois de clicar sobre ele, o usuário descobrirá que ele serve para finalizar a prova.

Outro problema, identificado no uso do aplicativo no iPhone, foi a exibição incompleta de algumas imagens em questões. Numa delas, em que há uma ilustração para indicar se um motorista estacionou no lugar errado, não foi possível visualizar corretamente a figura. O programa, aparentemente, cortou uma parte do enunciado.

  • Reprodução

    Aplicativo corta algumas imagens de questões do simulado do aplicativo do Detran-SP

Ao terminar o simulado, o programa diz se a pessoa conseguiu a pontuação necessária (21 acertos) e permite navegar pelas questões para ver o que está errado.

De acordo com o Detran-SP, o aplicativo foi feito por duas razões: houve crescimento no número de pessoas que buscam o simulado no site do órgão de trânsito e pelo fato de o departamento estar em fase de implantação de um sistema eletrônico de provas. A intenção do órgão é que, ao responder as questões no smartphone, o candidato tenha a sensação semelhante à do ambiente do exame oficial.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar