Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SISTEMA FAZ CÂMERA FOTOGRAFAR OBJETOS 10X MAIS RÁPIDOS QUE A VELOCIDADE DO SOM

16/08/2013

Fotografar objetos em movimento é algo desafiador e, à medida que a velocidade aumenta, a tarefa fica cada vez mais difícil. Imagine, então, quando o objeto está tão rápido que você mal consegue vê-lo... parece impossível, mas já existe meio de se fazer isso.

Foi desenvolvido um sistema que permite a captura de objetos que estejam viajando à velocidade de até 12 mil km/h, o que é mais de 10 vezes a velocidade do som (a foto acima é resultado disso). E ele opera com praticamente qualquer câmera digital.

Funciona assim: a câmera tradicional faz a captura do objeto em movimento pela lente enquanto o filme se move por meio de uma abertura vertical durante o tempo de exposição, resultando em uma imagem composta contínua. A imagem depois é congelada com a ajuda de um espelho controlado para acompanhar o objeto.

Reprodução

A responsável pelo sistema é a companhia californiana especializada em soluções ópticas MetroLaser, que o desenvolveu a pedido da Força Aérea dos Estados Unidos como substituto às máquinas que usavam um tipo de filme que não é mais fabricado.

O sistema opera com câmeras projetadas para retratos comerciais com flash padrão, e o software necessário pode ser instalado até em computadores compactos.
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar