Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EMPRESAS PRECISAM ABRAÇAR A MOBILIDADE COM VELOCIDADE, DIZ GARTNER

14/08/2013

As empresas precisam se tornar móveis para serem mais competitivas nos negócios e se relacionarem melhor com seus clientes. A recomendação é de analistas do Gartner, que participaram na manhã desta terça-feira (13/08) em São Paulo, da Conferência sobre Arquitetura de Aplicações Desenvolvimento e Integração, que se estende até amanhã.

Estudos do Gartner estimam que 25% das empresas terão uma loja corporativa de aplicativos até 2017. Essa loja promete gerar maior controle das aplicações usadas pelos funcionários, gastos com software e uma melhoria das negociações com fornecedores, além de reforçar o relacionamento com os clientes.

Para David Mitchell Smith, vice-presidente do Gartner, as companhias têm que definir uma estratégia para uso da mobilidade antes de começarem a liberar serviços por nichos ou departamentos. Ele orienta que antes de liberação de e-mails e outras aplicações as empresas criem um slogan de como serem móveis e que integrem suas aplicações. “Não há mais dúvida de que as companhias têm que agir rápido”, ressalta o analista.

O analista Ian Finley, responsável pela área desenvolvimento de aplicativos do Gartner, observa que a mobilidade traz grandes oportunidade para as empresas, principalmente para se relacionar melhor com seus clientes. Ele observa que hoje os usuários não ficam mais em frente aos PCs e que estão com dispositivos nas mãos a maior parte do tempo. Assim, a TI tem que começar a olhar para fora da empresa para ajudar os negócios nessa mudança.

Esse processo traz novos desafios para as companhias. Um deles é o de integrar o legado antigo com as novas aplicações. Mas Finley destaca que as empresa podem queimar etapas, buscando pacotes prontos e com a contratação de serviços de terceiros. Entretanto, ele recomenda que algumas soluções sejam desenvolvidas dentro de casa, principalmente as que trazem diferencial competitivo para os negócios.

Juntamente com a mobilidade, os analistas do Gartner ressaltaram também os desafios que as companhias brasileiras enfrentam para adoção de aplicações em nuvem, Big Data e redes sociais. 

São temas que estão nas agendas dos CIOs e que o Brasil precisa avançar nessas áreas por causa da grande infraestrutura que o País precisa construir para atender aos grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e Olimpíadas. A orientação dos analistas do Gartner é que as companhias se preocupem com redução de custos, mas também com a inovação.

 
 
 
Fonte: Computerworld
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar