Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NAMORO NA WEB CAUSA PREJUÍZO DE U$ 4 MILHÕES AOS INTERNAUTAS

30/07/2013

A polícia da cidade de Chiba, no Japão, desmantelou um golpe que vinha sendo aplicado na Internet através de um aplicativo denominado "Sakura", criado por um grupo de 9 pessoas especializadas em roubar internautas interessados em ter encontros amorosos. O Sakura é um aplicativo móvel falso e causou um prejuízo de U$ 4 milhões aos internautas, entre setembro de 2012 e abril deste ano.

O anúnciuo foi feito pela Norton, da Symantec e, segundo a empresa, o principal artifício utilizado pelo grupo era o envio de SPAMs maliciosos para celulares com sistema operacional Android. De acordo com as informações do blog da Symantec, em oito meses, cerca de 150 domínios foram registrados para hospedar as aplicações maliciosas da quadrilha, que foi capaz de coletar 37 milhões de e-mails de usuários a partir de 810 mil dispositivos móveis.

Ao acreditar na procedência do App e baixá-lo, os internautas abriam as portas para o acesso ilimitado dos cibercriminosos aos seus smartphones e tablets conectados à Web. De acordo com o estudo da Symantec, o Internet Security Threat Report, nos últimos 12 meses, o aumento dos malwares móveis foi de 58%.

A empresa Symantec recomenda aos usuários de equipamentos móveis que observem as cinco dicas para evitar cair em armadilhas como esta, que resultam no furto de informações pessoais e sigilosas:

1. Desconfie de SMS ou e-mails estranhos – quando acessados dos equipamentos móveis – que peçam informações sigilosas ou pessoais;

2. Cuidado ao baixar aplicativos móveis. Verifique a procedência dos Apps e apenas realize downloads a partir de locais credenciados, como App Store e Google Play;

3. Realize transações financeiras ou compras pelo celular em conexões Wi-Fi domésticas e com proteção. Busque comprar apenas em sites oficiais e confiáveis;

4. Sempre defina um código de acesso (senha) para bloquear e desbloquear o smartphone ou tablet;

5. Mantenha os equipamentos conectados à Web protegidos com softwares de segurança originais e atualizados, como o Norton Mobile Security. Com ele, as ameaças são bloqueadas em tempo real e as informações pessoais são preservadas.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar