Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TWITTER ATRIBUI POSTS FALSOS A USUÁRIOS PARA PROMOVER PLATAFORMA DE PUBLICIDADE

25/07/2013

Numa postagem em seu blog nesta terça-feira (23), para promover a expansão de sua ferramenta de propaganda para mais anunciantes, o Twitter forjou posts de três usuários numa captura de tela demonstrativa, conforme descobriu o site SFGate.

Na imagem, que exibia a interface da plataforma e foi retuitada para mais de 1,5 milhão de pessoas, três usuários "elogiavam" um comercial fictício de um café chamado Barista Bar. Entre os tuítes forjados, estava um do sergipano William Mazeo, 25: "Queria saber fazer um café com leite elegante como o do comercial do @baristabar".

Reprodução
Captura de tela com os tuítes forjados, tirada do ar algum tempo depois do blog do Twitter
Captura de tela com os tuítes forjados, tirada do ar algum tempo depois do blog do Twitter

Mazeo não sabia que seu nome havia sido usado pelo Twitter, até ser avisado por um jornalista do SFGate. "Não me senti prejudicado. Mas fiquei surpreso com a atitude para promover o produto deles", afirmou em entrevista à Folha. "Uma empresa que presta um serviço com tantos comentários sobre qualquer coisa não precisaria fazer o que fez."

Pelo perfil Twitter Advertising, a empresa publicou um tuíte se desculpando pela "confusão" aos usuários envolvidos.

A imagem demonstrativa inicial, publicada "por engano", segundo uma fonte ouvida pelo site especializado em tecnologia VentureBeat, foi então substituída por outra em que os tuítes falsos são atribuídos a funcionários do microblog.

Mas para o americano Neil Gottlieb --outro usuário que teve sua imagem atribuída a um post forjado-- o pedido de desculpas foi "vazio e arrogante". Gottlieb, 44, que é maratonista e reside na Filadélfia, disse que vai procurar um advogado.

BARISTA BAR

De acordo com o VentureBeat, o perfil do Barista Bar é usado pelo Twitter como uma conta de demonstração para apresentar novos produtos sem a necessidade de utilizar empresas reais como exemplos.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar