Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

OS 10 ARTIGOS MAIS CONTROVERSOS DA WIKIPÉDIA AO REDOR DO MUNDO

19/07/2013

Dê a um grupo de cientistas um conjunto de dados como a Wikipédia para brincarem, e eles ficarão entretidos por muito tempo. Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford descobriu quais são os dez tópicos mais controversos internacionalmente na enciclopédia online.

Ao analisar a guerra de edição na Wikipédia - quando um editor muda uma parte e, quase que instantaneamente, outra pessoa muda novamente – em dez idiomas diferentes, Taha Yasseri e sua equipe conseguiram definir quais são os assuntos mais controversos ao redor do globo.

A definição clara da “guerra de edição” é um pouco complicada, mas Yasseri afirma ter usado “reversão mútua” – quando um editor desfaz completamente as alterações de outro, e vice versa. O efeito geral é que ambos os editores ficam consistentemente desfazendo as mudanças dos outros. Isso cria uma definição de controversialidade, como explica a equipe:

“A controversialidade de um artigo é definida ao somar o peso de todos os pares de editores mutualmente revertidos, excluindo o par superior, e multiplicando este número pelo total de editores envolvidos no artigo.”

Então vamos para a parte mais esperada: o top 10. De acordo com Yasseri, os tópicos mais controversos são:

1. George W. Bush

2. Anarquismo

3. Maomé

4. Lista de funcionários da Worldwide Wrestling Entertainment

5. Aquecimento global

6. Circuncisão

7. Estados Unidos

8. Jesus

9. Raça e inteligência

10. Cristianismo

Tópicos controversos variam com o tempo, no entanto – então o próximo passo é ver a dinâmica do sistema. Talvez George W. Bush não seja o mais controverso para sempre! 

 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar