Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISA APONTA QUE BIG DATA AMADURECEU NO BRASIL

11/07/2013

Um estudo de realizado pela IBM, em parceria com a Universidade de Oxford, revelou que o Big Data saiu dos domínios da tecnologia e hoje já é considerado prioridade nos negócios. Segundo a pesquisa, as empresas estão utilizando Big Data para entender e melhorar a experiência do cliente, explorar dados internos e construir um banco de dados com informações confiáveis.

Das 1.144 empresas entrevistadas, 63% notaram que o uso da análise de dados tem criado uma vantagem competitiva para suas organizações. No país, o crescimento foi mais significativo: 72% das companhias têm criado vantagem competitiva através da análise, representando aumento de 90% em relação há dois anos.

A maioria das empresas brasileiras já está em direção a um nível mais maduro de ações de Big Data. 51% delas estão definindo a estratégia e planejando as atividades que serão colocadas em prática e 24% já estão na fase de implementação do projeto piloto. Os 25% restantes ainda não deram início às atividades. 

Porém, a habilidade técnica dos profissionais para apoiar os primeiros estágios da aplicação é o principal obstáculo observado pelos entrevistados brasileiros. Segundo o arquiteto de sistema de Big Data da IBM Brasil Samir Nassif, o profissional de Big Data, o chamado ‘cientista de dados’, precisa saber criar modelos estatísticos, algoritmos e ter sensibilidade para aplicar as informações encontradas de forma inteligente.

Se você se interessou pelo assunto, leia aqui uma matéria especial sobre a profissão considerada do futuro.
 
 
Fonte: Olhar Digital 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar