Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTUDO APONTA QUE JOGOS VIOLENTOS NÃO CAUSAM IMPACTO SOBRE A CONDUTA SOCIAL

08/07/2013

Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, afirma que jogos com conteúdo violento não possuem impacto sobre a conduta social de quem os joga.

Segundo o site Gamespot, a pesquisa foi baseada em uma série de testes de sociabilidade, que tinham acabado de jogar games – violentos ou não. A equipe responsável pelo estudo afirmou que não foi possível identificar nenhuma tendência específica de comportamentos antissociais em nenhum dos grupos.

Foram feitos três experimentos com 160 universitários, dos quais 55% eram homens entre 17 e 43 anos. Em um primeiro momento, os jogadores experimentaram aleatoriamente durante 20 minutos jogos “antissociais” (GTA IV), violentos (Call of Duty: Black Ops), sem violência (Portal 2) ou com estímulo à sociabilidade (World of Zoo).

Depois os jogadores interagiram apenas com Portal 2 ou GTA IV. Por último, eles jogavam partidas de oito minutos com o game Lemmings e uma versão violenta do jogo, chamada “Lamers”.

“Os três experimentos não conseguiram achar efeitos sobre a conduta social das pessoas, mesmo usando games novos e antigos, mais imediatos ou indiretos, com exposição mais longa ou curta”, afirma o estudo.

A metodologia do estudo exigia que os participantes respondessem questionários após as sessões, sobre nível de interesse, frustração e tensão durante o jogo. Porém, o que foi de fato observado eram pequenas reações do voluntário ao estudo fora do teste, como por exemplo, ajudar o fiscal a pegar uma caneta que teria caído acidentalmente.

“Enquanto o estudo não oferece evidências definitivas sobre os games violentos não afetarem o comportamento social, tudo indica que preocupações anteriores sobre o impacto negativo desses produtos sobre os jogadores sejam desproporcionais ou equivocadas”, concluiu o estudo.

 
Fonte: Codigo Fonte

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar