Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AVIÃO MOVIDO UNICAMENTE A ENERGIA SOLAR COMPLETA TRAVESSIA DOS EUA

08/07/2013

 

A Solar Impulse, uma aeronave movida a energia solar, única em sua categoria, completou uma jornada de dois meses atravessando os Estados Unidos e pousou em segurança no sábado (06/07) no aeroporto internacional JFK em Nova Iorque. O pouso, que deveria ter acontecido no domingo, foi antecipado porque uma das asas do avião sofreu um rasgo.

O rasgo na asa não colocaria a aeronave em perigo imediato, mas fez com que a tripulação decidisse antecipar o pouso, o que tumultuou o sábado no aeroporto JFK, causando alguns atrasos em vôos comerciais e impediu o piloto, André Borschberg, de realizar o desejo de circular em torno da Estátua da Liberdade com seu avião.

A Solar Impulse tem asas da envergadura das usadas por um jato jumbo, mas pesa o mesmo que um carro pequeno. Coberto com painéis que captam energia solar, o avião suíço pode, teoricamente, voar por tempo indeterminado, pois não depende de combustível, mas sua velocidade de vôo, de 35 milhas por hora (56 km/hora), faz com que a viagem leve vários dias para ser completada. Para dar um descanso à tripulação, formada pelos pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg, a aeronave completou seu percurso em seis estágios, sempre decolando pela manhã e pousando tarde da noite.

solar impulse2 435

A jornada da Solar Impulse por sete cidades americanas começou em 3 de maio, quando ela levantou vôo do aeroporto de Moffett Field, no Silicon Valley (Califórnia). De lá eles voaram para Phoenix, Dallas, St. Louis e Washington, D.C. A aventura deu à equipe informações valiosas sobre o desempenho da aeronave em diferentes tipos de clima, especialmente aqueles que não aparecem na Europa.

"Encaramos tornados no Texas, Oklahoma e Missouri", disse Borschberg em entrevista exclusiva ao IDG News Service no sábado. Ele falou usando um telefone via satélite direto da aeronave quando circulava sobre a costa de New Jersey, ao sul de Nova Iorque. "Não foi fácil achar nosso caminho em condições meteorológicas difíceis. Acho que aprendemos um bocado como operar esse avião em situações extremas", disse ele. Veja a entrevista abaixo, em vídeo.

 

 

Borschberg disse que agora prepara-se para colocar um novo avião para um desafio maior: viajar em torno do mundo movido apenas a energia solar. O time espera estar pronto para a nova aventura em 2015.

A aeronave para dar volta ao mundo está ainda sendo projetada e uma das maiores mudanças vão ser as acomodações para o piloto. "Nosso desafio agora, tendo um avião sustentável, é dar condições de sustentabilidade para o piloto", disse Borschberg. "Estamos construindo um segundo avião na Suíça, que será completamente diferente dessa perspectiva. Cabine diferente, instrumentos diferentes, e suporte diferente para o piloto de forma a permitir que ele possa viajar muitos dias e noites seguidas. Esse é o primeiro avião que tem praticamente duração ilimitada de vôo".

 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar