Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ALCATEL-LUCENT LEVA REDES DSL AO GIGABIT

03/07/2013

A Alcatel-Lucent e a Telekom Austria concluíram o primeiro teste do G.fast com vetorização, uma combinação de tecnologias que permitem transmissões em banda larga a um gigabit pelas atuais redes de cobre.

Para ajudar a manter o DSL como uma opção relevante para a última milha das redes de banda larga, os fabricantes estão trabalhando em uma série de tecnologias para aumentar as velocidades de banda larga que podem ser entregues através das linhas telefônicas antigas.

No entanto, chamar G.fast a uma tecnologia de “última milha” é um pouco enganador, porque a tecnologia é destinada apenas para distâncias de até 100 metros. Mas a essa distância ou menos, ajuda a manter o cobre ao nível da fibra. O teste atingiu uma velocidade máxima de 1,1 Gbps ao longo de 70 metros e 800 Mbps a mais de 100 metros em um único cabo de boa qualidade, de acordo com a Alcatel-Lucent. Em cabos mais velhos, conseguiu-se 500 Mbps em 100 metros em uma única linha, disse a fabricante.

O G.fast também pode funcionar em várias linhas de cobre, ao mesmo tempo, com soluções de vetorização  – que já melhora o desempenho do VDSL2 para 100Mbps sobre ligações de cobre existentes até 400 metros, eliminando interferências. Ela funciona através da análise contínua das condições de ruído em linhas de cobre e, em seguida, cria um novo sinal anti-ruído para o anular.

Tal como as redes móveis da próxima geração, o G.fast usa mais espectro para alcançar velocidades mais elevadas.

A Alcatel-Lucent não é a única trabalhando em produtos G.fast . A Huawei Technologies também pretende competir neste meracdo. O plano é ter uma norma pronta no próximo ano, seguida de “chipsets” em 2015, e produtos comerciais de primeira geração em 2016, sem suporte para vetorização, de acordo com Stefaan Vanhastel, diretor de marketing para o negócio de redes fixas da Alcatel-Lucent .
 
 
Fonte: IdgNow
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar