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BUSCADORES DA INTERNET TERÃO QUE IDENTIFICAR RESULTADOS PAGOS

27/06/2013

A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos enviou cartas a 24 empresas de busca na Internet, incluindo os gigantes Google, Microsoft e Yahoo, com orientações sobre práticas publicitárias – o objetivo é que essas empresas identifiquem melhor os anúncios pagos nos resultados de buscas. 

Trata-se de uma versão atualizada de uma cartilha editada em 2002 e que chega em um momento em que os usuários acessam cada vez mais a Internet em aparelhos com telas menores, como os smartphones, e utilizam aplicativos e serviços de redes sociais para localizar informações.

“Em anos recentes, resultados de buscas pagos se tornaram menos perceptíveis como publicidade e a FTC está pedindo à indústria que esta distinção seja clara”, disse a Comissão, que atua na defesa dos consumidores nos EUA e tem o poder de multar as empresas que violam regras contra propaganda enganosa.

Maior empresa de buscas do mundo, o Google respondeu por 73,8% dos US$ 17,3 bilhões gastos nos EUA com publicidade em sistemas de busca em 2012, segundo a empresa de pesquisa eMarketer. No ano passado, a companhia alterou seu sistema de buscas especializado em compras, baseando os resultados majoritariamente em listas pagas.

Com 6,6% do mercado de publicidade online norte-americano pelos dados da eMarketer para o ano passado, o Yahoo afirmou que estava analisando a carta da comissão e ressaltou ter um compromisso com uma experiência de pesquisa transparente. A Microsoft, número 3 no segmento nos Estados Unidos, se recusou a comentar o assunto.
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
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