Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

HOMEM QUE VAZOU ESPIONAGEM AMERICANA CONSEGUE ASILO NO EQUADOR

26/06/2013

Edward Snowden teve sua vida virada de cabeça para baixo nas últimas semanas. Após revelar o escândalo de que o governo dos Estados Unidos estava espionando usuários de internet do mundo inteiro, ele teve que deixar seu país. E agora sua busca por um refúgio acabou, já que o Equador decidiu conceder asilo político a ele.

Segundo o ministro de Relações Exteriores do país, Ricardo Patiño, o pedido foi acatado já que Snowden sofre risco de perseguição em seu país de origem por "tentar dar transparência a fatos que afetam a todos". Segundo ele, os governos deveriam dar explicações aos cidadãos.

Para tentar o asilo na América do Sul, Snowden contou com um aliado de peso: Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que também tem refúgio equatoriano. Entretanto, ele está preso na embaixada equatoriana em Londres, sob risco de prisão e extradição caso deixe o local.

Onde está Snowden?

O paradeiro e rota atual de Snowden segue nebuloso. Ele esteve em Hong Kong, de onde ele fugiu para Moscou, na Rússia. De lá, ele tinha um voo marcado para Havana, em Cuba, mas seu assento permaneceu vazio durante a viagem.

Segundo o presidente russo Vladimir Putin, Snowden nunca deixou o aeroporto russo. Ele continua na área de trânsito do aeroporto, fazendo conexão para seu próximo destino. Desta forma, ele está na Rússia, mas tecnicamente ele não entrou no país e segue livre para ir aonde quiser.

Putin também afirma que não tem intenções de extraditar Snowden para os Estados Unidos.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar