Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MALWARE FAKEAV SE PASSA POR ANTIVÍRUS E TRAVA EQUIPAMENTOS ANDROID

24/06/2013

Há alguns anos, os cibercriminosos têm usado o malware FakeAV - que se passa por um antivírus, modifica intencionalmente o estado da segurança do computador e tenta induzir o usuário a adquirir uma nova versão do software - com a finalidade de remover as contaminações ou os problemas de segurança existentes. As mensagens em forma de “pop-up” para convencer o usuário a tomar uma atitude ficam aparecendo na tela até que o malware seja eliminado. Esse tipo de fraude, que antes só afetava computadores de mesa ou notebooks, evoluiu e recentemente se identificou uma variante que também afeta equipamentos Android.

A nova variante detectada pelo Symantec Security Response é conhecida como Android.Fakedefender e trava os dispositivos com sistema operacional Android de forma similar ao que acontece com a técnica chamadaRansomware. O equipamento é mantido como “refém”, negando ao usuário o acesso aos arquivos, até que seja feito o pagamento de um resgate.


(Vídeo explicando como funciona o FakeAV em dispositivos Android)

Quando o equipamento está infectado pelo Android.Fakedefender,  os usuários podem ter um ou vários dos seguintes problemas com seu dispositivo:

- Não poder utilizar outras aplicações;
- Erros de compatibilidade com outros dispositivos;
- Mudanças na configuração do sistema operacional;
- Incapacidade de reiniciar o dispositivo.

Para não correr o risco de ser tornar vítima desse tipo de malware, a Symantec recomenda que usuários adotem soluções completas de segurança para se manterem protegidos.
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar