Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

É POR ISSO QUE VOCÊ NUNCA PRECISOU USAR UMA CANETA-TINTEIRO

17/06/2013

Você provavelmente nunca usou uma caneta-tinteiro, nem derramou acidentalmente um frasco de tinta refil e arruinou sua roupa. Isso é graças à caneta esferográfica: este gadget extremamente útil comemora hoje seu 75º aniversário, então vá assinar algo para garantir seu direito de comemorar!

Lá em 1888, um homem chamado John J. Loud desenvolveu o primeiro precursor da caneta esferográfica, mas embora a ideia fosse boa, a execução não era lá essas coisas. Ela funcionava, mas só escrevia bem o bastante em couro, não em papel. Por isso, ela nunca pegou.

Então, em 1938 – exatamente 75 anos atrás – o húngaro László Bíró e seu irmão György patentearam um modelo próprio, o mais bem-sucedido. Ele consistia no mesmo método de bola em um encaixe, porém usava uma tinta mais espessa, o que lhe permitia lidar muito bem com papel, e evitava os compartimentos pressurizados – que às vezes estouravam – dos modelos anteriores de caneta.

ballpoint 2

Em 1943, os irmãos Bíró se mudaram para a Argentina, e lá abriram uma empresa para fabricar as canetas. Mas a esferográfica só se tornou popular depois de 1950, quando Marcel Bich comprou a patente dos irmãos Bíró e desenvolveu o design da Bic Cristal, que você deve ter usado (e talvez mordido) em algum momento da sua vida.

Então, feliz aniversário para a caneta esferográfica: colocando tinta portátil no bolso desde antes de você nascer.

Imagem por Trounce/Creative Commons

 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar