Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOKIA DEVE ENCERRAR PRODUÇÃO DE CELULARES COM SYMBIAN

13/06/2013

A Nokia e a Microsoft vivem um parceria forte no mercado de smartphones, com a adoção do Windows Phone como plataforma principal da empresa finlandesa. E, com isso, o Symbian, sistema operacional proprietário daNokia deverá ser extinto em breve.

Segundo fontes do Financial Times, a companhia planeja encerrar a produção de dispositivos com o Symbianjá na metade deste ano. Eles continuariam sendo vendidos em mercados emergentes, onde ainda há demanda, mas apenas até os estoques se esgotarem.

A notícia, no entanto, não pega ninguém de surpresa. A venda de smartphones com o sistema Symbian vem caindo mês após mês. No primeiro trimestre de 2013, foram vendidas apenas 500 mil aparelhos com o sistema, mesmo com o lançamento do tão falado 808 PureView, o celular com a melhor câmera do mercado.

O próprio CEO da Nokia, Stephen Elop, já reconhece que o foco da empresa agora é a plataforma da Microsoft. "Na batalha de ecossistemas de hoje, fizemos uma decisão clara de focar no Windows Phone, com nossa linha Lumiae é com isso que iremos competir com rivais como a Samsung e o Android".

Contudo, por mais que se trate de uma probabilidade real e próxima, a Nokianão confirma o fim do Symbian. 

Além do Symbian e do Windows Phone, a empresa também tem os dispositivos Asha, que rodam o sistema S40, também proprietário da empresa e que abrangem o mercado de smartphones mais acessíveis. Estes ainda estão nos planos da empresa. 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar