Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL ANUNCIA NOVA VERSÃO DO THUNDERBOLT, DUAS VEZES MAIS RÁPIDA

10/06/2013

A Intel anunciou nesta semana mais detalhes sobre a segunda versão da tecnologia Thunderbolt, projetada para facilitar a transferência de dados em alta velocidade entre PCs e periféricos.

Batizada de Thunderbolt 2, esta versão permite combinar os dois canais de 10 Gbps cada, que anteriormente operavam de forma independente, em um único canal bidirecional de 20 Gbps, que ainda suporta tanto a transferência de dados quanto de sinais de vídeo para um monitor externo. Segundo a Intel, isto permitirá a transferência de vídeo em 4K enquanto a imagem é exibida simultâneamente em um monitor externo, algo que a versão atual do Thunderbolt não consegue fazer.

Thunderbolt 2 também incorpora suporte ao padrão DisplayPort 1.2, que permite a transmissão de vídeo para um monitor 4K ou dois monitores QHD. Thunderbolt 2 também é compatível com a geração anterior, o que significa que todos os cabos, adaptadores e aparelhos que você já tem poderão ser usados sem problemas com a nova interface.

Segundo a Intel, máquinas equipadas com Thunderbolt 2 devem começar a chegar ao mercado no final deste ano.

A primeira versão do Thunderbolt foi lançada inicialmente em Macs, onde hoje é comum em todas as máquinas. Entretanto, os fabricantes de PCs tem demorado a adotar a tecnologia, preferindo adotar a interfae USB 3.0, mais popular. A Intel diz que cerca de 30 PCs e placas-mãe com suporte a Thunderbolt foram lançados no ano passado, e que há 80 periféricos compatíveis, entre eles HDs, docks para expansão e monitores, no mercado.

A Intel também está trabalhando em uma versão de baixo consumo da tecnologia para uso em smartphones e tablets. Mas ela pode não ter sucesso contra a tecnologia wireless WiGig, outra especificação apoiada pela Intel que permite a transferência de dados a curtas distâncias a até 7 Gbps. Não tão rápida quanto a Thunderbolt, porém mais cômoda, já que cabos não são necessários.
 
 
Fonte: Pcworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar