Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESPECIALISTAS CRITICAM TATUAGEM ELETRÔNICA E PÍLULA DE AUTENTICAÇÃO DO GOOGLE

10/06/2013

Como forma de substituir as senhas e logins tradicionais, o Google apresentou, em conjunto com a Motorola, soluções para o futuro, como tatuagens eletrônicas e pílulas de autenticação. Apesar de ainda estarem longe do público, esses novos métodos vão trazer novos riscos, como alertam alguns especialistas.

Os cibercriminosos, por exemplo, precisariam sequestrar pessoas para dar continuidade às suas operações.

“Criminosos vão querer seu corpo e levá-lo a determinado local para fazer um login sob pressão, o que seria assustador”, afirmou à CSO Online Mark Risher, diretor executivo da Impermium, que protege sites contra comprometimento de contas e registros falsificados. Para contornar esse problema, seria preciso criar uma tecnologia que não permitisse o funcionamento do mecanismo de autenticação em situações de extremo estresse.


Foto: The Verge

Outro problema, de acordo com o especialista, é a interferência. Se mais de uma pessoa estiver usando a tecnologia em áreas muito próximas, o computador poderá ter dificuldades em distinguir a autenticação correta do restante.

Apesar da conveniência de apenas aproximar uma tatuagem ou ingerir uma pílula para fazer a autenticação com o próprio corpo, esses métodos são ainda mais invasivos do que leitores de impressões digitais, na visão de Eve Maler, analista da Forrester Research.

A especialista acredita que esses métodos de login têm grande probabilidade de serem rejeitados pelas pessoas. Ela reconhece, no entanto, que o esforço do Google na pesquisa é válido. “O Google, ao contrário de outras grandes empresas que também trabalham com autenticação, está fazendo muitos experimentos, o que eu acho que é bom”, afirmou.

A companhia falou brevemente sobre esses estudos durante uma conferência do AllThingsD na semana passada. Os projetos são liderados por Regina Dugan, ex-chefe da DARPA, agência de pesquisas americana.
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar