Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CRIMINOSOS CRIAM E-MAIL FALSO SOBRE PREVIDÊNCIA PRIVADA

07/06/2013

Surge mais um alerta para a Internet brasileira. Agora, os criminosos cibernéticos criam e-mail falso previdência privada.A tática deles é bem simples: criar regularmente mensagens falsas sobre assuntos que podem chamar a atenção do usuário do computador e leva-lo a abrir algum link ou arquivo junto com o e-mail recebido. Uma das mensagens mais recentes é sobre extrato de previdência privada.

“A mensagem é bem feita e parece mesmo ser da empresa de previdência privada”, comenta Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, distribuidora de soluções de segurança Avira no Brasil. “Se o usuário possui uma conta de previdência nesta empresa, o risco é bem grande dele cair nesta armadilha. O e-mail do remetente é muito parecido com o original e toda a arte da mensagem está caprichada”, comenta.

Na mensagem os criminosos cibernéticos utilizam termos relacionados à segurança para dar mais credibilidade ao seu ataque. Eles “informam” que o documento anexo – na verdade um PDF contaminado com vírus – estaria protegido e que será necessário digitar o cpf para poder abrir o documento. “Nada disso é verdade”, alerta Freire, que orienta a não abrir este tipo de mensagem e, na dúvida, ligar para a companhia seguradora ou seu corretor para apurar a veracidade da mensagem. “O melhor é apagar a mensagem e ver se a empresa, de fato, envia este tipo de e-mail. Se sim, peça para a companhia fazer o reenvio, por exemplo”.

Além destes cuidados, o executivo orienta a manter o computador com seus sistemas todos sempre atualizados e manter um software antivírus de qualidade e também atualizado. "O melhor a fazer é se proteger contra as ameaças virtuais, que vitimam milhões de pessoas todos os dias justamente por falta de atenção e cuidado ao lidar com este tipo de mensagem”.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar