Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

REDE SOCIAL É USADA POR 97% DAS EMPRESAS NO MERCADO GLOBAL

07/06/2013

As companhias conseguiram entender a importância das ferramentas de colaboração baseada em mídias sociais para seus negócios. Pelo menos é o que revela uma pesquisa global realizada com 4 mil usuários finais e mil tomadores de decisões de negócios e de TI em 22 países, incluindo o Brasil. O estudo apontou que a maioria das empresas (97%) está utilizando as tecnologias de redes sociais na empresa.

O levantamento foi conduzido entre 13 de março e 16 de abril de 2013 e englobou os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Países Nórdicos, Espanha, Suíça, Reino Unido, Austrália e Singapura. 

O estudo da Avanade também revela concepções comuns quando se trata da colaboração social. Os entrevistados que adotaram as tecnologias de mídias colaborativas em suas empresas relataram que utilizam tecnologias sociais que possuem o consumidor como foco.

O Facebook foi apontado como a principal rede utilizada por 74% dos entrevistados, apresentando uma taxa duas vezes maior que o Microsoft SharePoint (39%), quatro vezes maior que o IBM Open Connections (17%) e seis vezes maior que o Salesforce Chatter (12%). 

No Brasil, este cenário reflete os mesmos resultados, destacando o Facebook como a plataforma social mais utilizada, com 75% dos pesquisados, seguido do Twitter (49%) e Linkedin (47%). 

Estes dados indicam que as empresas brasileiras são abertas ao uso das ferramentas de colaboração social, mas ainda não têm o conhecimento necessário para utilizar as plataformas corporativas, aproveitando plenamente todos os recursos da colaboração social.

Ao observar as intenções dos entrevistados, há uma indicação de que esta tendência pode mudar nos próximos 12 meses. Os tomadores de decisão que planejam adotar tecnologias sociais relatam que o Microsoft SharePoint (23%) e o Salesforce Chatter (23%) estão no topo de suas listas de implementações de colaboração planejadas para o próximo ano. 

Apesar do Facebook estar atualmente na primeira posição entre as tecnologias de colaboração social em uso hoje, quando perguntados sobre quais ferramentas sociais as empresas gostariam de adotar no próximo ano, a rede social mais popular do mundo caiu para o final da lista, com apenas 8% dos tomadores de decisão entrevistados o considerando uma prioridade.

Benefício das ferramentas sociais

A pesquisa da Avanade também mostra que a maioria das empresas que adotaram ferramentas de colaboração social está observando benefícios e planejando adotar mais ferramentas sociais no futuro. 

De acordo com estudo, os adotantes mais entusiasmados estão alavancando as tecnologias sociais no trabalho – aproximadamente oito entre dez tomadores de decisões (77%) e sete entre dez usuários finais (68%) relatam o uso de redes sociais corporativas.

Entre as companhias que empregam ferramentas de colaboração social nos dias de hoje, 82% querem utilizá-las mais no futuro. No Brasil, esse número sobre para 96%. Porém, em relação ao restante do mundo, as empresas nacionais ainda desconhecem toda a capacidade das ferramentas sociais para alavancar os objetivos traçados pela companhia.

Todos, entre tomadores de decisões de negócios e de TI, bem como os usuários finais, relatam resultados positivos de seu uso das tecnologias de colaboração social na empresa. Os tomadores de decisões de TI relatam que estas tecnologias tornam o trabalho mais agradável (62%), os tornam mais produtivos (62%) e os ajudam a terminar o trabalho mais rapidamente (57%). 

Para 50% das empresas brasileiras entrevistadas, as ferramentas de colaboração social são uma grande oportunidade para solucionar a questão do longo tempo diário gasto no trabalho com tarefas simples. Em contrapartida, o principal desafio identificado pelas organizações nacionais está na ajuda aos novos funcionários para que eles aumentem suas performances a partir das redes colaborativas.

Com todas as percepções e resultados de negócios positivos, uma saudável minoria dos tomadores de decisões de negócios e de TI (23%) ainda não adotou ferramentas de colaboração social na empresa. 

“As empresas têm uma variedade de necessidades e expectativas por trás da adoção das ferramentas de colaboração. E a consumerização de IT aumentou as expectativas dos funcionários sobre as tecnologias sociais que eles podem usar para colaborar dentro e fora da organização”, diz Hamilton Berteli, CTO da Avanade Brasil. 

O executivo acrescenta que a maioria das empresas nacionais pretende adotar novas tecnologias e acredita que isso irá melhorar a forma como seus colaboradores trabalham, e que isso reflete diretamente nos resultados na companhia. “Inovar e crescer continuam sendo as maiores prioridades e as ferramentas colaborativas podem ajudar”, finaliza Berteli.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar