Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PC ´DE PAPELÃO´ LEVA PRÊMIO DE DESIGN NA COMPUTEX

05/06/2013

A VIA Technologies levou o prêmio de "design e inovação" (d&i) durante a Computex 2013, feira de tecnologia que acontece durante esta semana em Taiwan, com um produto inusitado: é o APC Paper, um "PC" com gabinete de papelão.

A máquina é baseada em uma placa-mãe no formato Neo-ITX (17 cm de largura e 8,5 cm de profundidade), montada em um chassis de alumínio envolto em uma "capa" de papelão prensado, que dá à máquina a aparência de um livro. As dimensões totais, contando o chassis, são de 20,4 cm de largura, 9,8 cm de profundidade e apenas 2,8 cm de espessura. É uma evolução do hardware do APC original, anunciado há cerca de um ano.

Mas apesar de ser chamada de "PC" a máquina tem hardware que lembra mais um smartphone de baixo custo, com um processador ARM Cortex-A9 da própria VIA rodando a 800 MHz, 512 MB de RAM e 4 GB de memória interna, com um slot para cartões micro SD. Também há duas portas USB para periféricos (como teclado e mouse), saída HDMI para conexão a um monitor ou TV e porta Ethernet para conexão a redes cabeadas.

via_apc_paper-360px.jpg
APC Paper com a "capa" aberta. Hardware modesto, mas suficiente para o dia-a-dia

O sistema operacional é o Android 4.0, modificado para facilitar o uso com um teclado e mouse. Como dissemos, está mais para um smartphone ou tablet, mas é o suficiente para todas as tarefas que os usuários tipicamente fazem em um PC, como navegação na web, e-mail, acesso a redes sociais e talvez até alguns jogos casuais.

A VIA explica o design do APC Paper dizendo que nossas mesas já estão cheias de livros, cadernos e blocos de notas, e que com um tamanho e aparência similar ao destes objetos a máquina "desaparece" sobre a mesa. E o fato de que o Paper é absolutamente silencioso, já que o chip não precisa de um ventilador para dissipar o calor e não há partes móveis como HDs ou unidades ópticas, ajuda na camuflagem.

Segundo a fabricante, o APC Paper estará disponível "em breve" por apenas US$ 99 (preço no exterior).
 
 
 
Fonte: Pcworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar