Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

A PRIMEIRA COISA QUE O IOS 7 PRECISA ROUBAR DO ANDROID

04/06/2013

O iOS 7 precisa fazer muita coisa. Em um espaço curto de tempo, a plataforma uma vez impecável da Apple ficou para trás e foi superada por Android e até Windows Phone em algumas áreas. O iOS ainda é sólido, na maior parte do tempo, mas precisa de algumas coisas de seus competidores. E a primeira coisa na lista, além do que já sabemos que virá aí, é um acesso rápido às configurações.

Há muita coisa que podemos gostar da forma como a Apple lida com as configurações do iOS. Você pode acessar tudo em uma localização centralizada, e apps individuais podem ter suas configurações próprias. Você não precisa cavar para configurações de sistema dentro de apps, onde o design do menu é feito por desenvolvedores. Da mesma forma, você não tem opções duplicadas em vários lugares, ou divididas por partes diferentes. Existe o app de configurações, e é isso. Simples.

Mas acesso fácil e universal a algumas funções importantes – brilho da tela, modo avião, Wi-Fi – estão escondidas no iOS, sem a possibilidade de facilitar o acesso. Sem widgets, live tiles, nem um atalho para as configurações nas telas de notificações ou multitarefa. Em todas as formas que o iOS está atrás dos concorrentes, a funcionalidade bruta deve ser a mais proeminente.

Navegar pelo iOS e conseguir fazer o que você quer ainda é, na maior parte das vezes, intuitivo. Você consegue descobrir se parar para pensar por um segundo. Mas cada vez mais, não é assim que software funciona. Sua tela inicial e os painéis de gestos fáceis (notificações, multitarefa, o que for) não são apenas áreas para seus apps mais – eles são centrais de comando. E o iOS simplesmente não funciona desta maneira.

No Android, todas as funções básicas são acessíveis imediatamente. O Jelly Bean 4.2 mostra ao puxar o arrastar com dois dedos para baixo no seu smartphone (ou usando um botão de alternância, se você arrastar a tela para baixo com um só), ou arrastando para baixo no lado superior esquerdo da tela em um tablet. Dê a um usuário de iPhone um Nexus e mostre apenas as coisas básicas de como usá-lo, e frequentemente esta será a primeira coisa que ele se apaixonará. É elegante. É muito melhor do que a Apple faz. E é a primeira que a Apple – e a Microsoft – precisa roubar.

ku-xlarge

 

Como pode ser? A renderização do iOS de Brent Caswell mostra um caminho possível para o flat design da Apple coincidir com as mudanças funcionais do OS.

ku-xlarge (26)

Espalhar algumas configurações na bandeja de multitarefa pode confundir um pouco as coisas, e certamente você quer um pouco mais de controle do que no atual app de Ajustes – ou até mesmo nem precisa colocar os atalhos no painel de configurações, e sim deixá-lo viver com as notificações. Em qualquer caso, é uma possibilidade, e tornaria o iOS bem mais agradável do que é hoje.

Todas as empresas roubam coisas das outras. A Apple faz isso também. Arrastar as notificações do iOS 5? O Android tinha isso. Mensagens unificadas no Google Hangouts? O Windows Phone tem isso desde 2011. É claro que existem coisas mais importantes que o iOS precisa corrigir, mas se tem uma coisa para roubar facilmente da competição agora, é isso.

 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar