Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMEAÇA NO SKYPE TENTA ENGANAR VOCÊ FALANDO QUE SUAS FOTOS FICARAM ÓTIMAS

29/05/2013

O MSN chegou ao fim e seus antigos usuários fizeram uma migração forçada para o Skype. E, junto com as várias pessoas que começaram a usar o Skype para conversar com amigos, também migraram aquelas que querem se aproveitar da ingenuidade alheia.

Fabio Assolini, da Kaspersky, escreveu em seu blog sobre alguns dos golpes que começaram a surgir no Skype após o fim do MSN. Eles seguem um padrão: mensagens mal escritas com links para supostas fotos, mas que na verdade são worms escondidos em encurtadores de endereços. Diferentemente do que pode sugerir a mensagem, as fotos da festa não estão ótimas:

mensagens

worm_skype

Apesar de parecer uma mensagem besta e um worm básico, o golpe que está se disseminando pelo Skype é muito bem desenvolvido. Ele descobre o idioma do seu sistema operacional para passar uma mensagem de forma que você vai entender – ou quase, já que algumas traduções simplesmente perdem o sentido. Ele encurta diversos links em pouco tempo, normalmente usando o goo.gl do Google, mas bit.ly e ow.ly também podem aparecer. Os links encurtados escondem arquivos armazenados em serviços de compartilhamento como 4Shared e Hotfile.

link.preview

Se a vítima baixar um arquivo, ele será instalado e pedirá autorização para acessar o Skype. A partir daí, mensagens serão disparadas em seu nome para tentar enganar seus amigos.

Caso você tenha sido infectado pelo worm – ou conheça alguém que foi – pode usar seu antivírus para remover a ameaça do seu computador. Além disso, Assolini também recomenda que você remova as permissões do controle de acesso de API do worm – ele normalmente aparece como uma sequência aleatória de números e letras.

permissoes

O worm tem como objetivo preparar sua máquina para um vírus maior – algo que pode dar controle total do seu computador para um cibercriminoso, por exemplo. Ele afeta não apenas brasileiros como também Estados Unidos, Rússia e muitas áreas na Europa. Ataques assim devem se tornar cada vez mais comuns com a popularização do Skype pór-morte do MSN. E, como o Skype está presente em vários dispositivos e plataformas diferentes – e aí pode estar um grande perigo, com ataques direcionados a smartphones usando usuários infectados em PCs, por exemplo.

 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar