Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COMISSÃO ANTIPIRATARIA SUGERE ´SEQUESTRO´ DO PC COMO FORMA DE COMBATE

28/05/2013

Uma tática muito usada por cibercriminosos atualmente pode começar a ganhar força como modo de combate à pirataria. O "ransomware", tipo de ameaça que bloqueia (ou, como o nome diz, "sequestra") o computador e só o libera mediante pagamento foi sugerido como maneira de controlar a distribuição irregular de conteúdo pela internet.

Escondida em um relatório de cerca de 100 páginas está a sugestão da Comissão sobre o Roubo de Propriedade Intelectual Americana, que afirma que os detentores de direitos autorais devem ter autorização para tomar medidas mais assertivas contra os piratas, incluindo o "desenvolvimento de softwares que permitirão a apenas alguns usuários o acesso à informação".

"Se uma pessoa não autorizada acessar a informação, algumas ações podem ocorrer. O arquivo pode ser inutilizado e o usuário pode ter o PC ´trancado´, com instruções sobre como contatar as autoridades para receber uma senha para desbloquear a conta", diz o relatório.

A comissão crê que a medida não seria um ataque às leis de uso da internet, mas seria uma forma de envolver as autoridades em casos de pirataria, para fornecer evidências nestes casos.

Obviamente, a ideia gera revolta, já que é uma tática idêntica à utilizada por cibercriminosos. "O que eles estão pensando? Além do efeito colateral que este ´malware permitido´ possa fazer a pessoas inocentes, como o usuário comum será capaz de diferenciar este tipo de ´malware´ e a variedade fraudulenta que se espalha pela internet atualmente", afirma a especialista e defensora da privacidade Lauren Weinstein.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar