Além do Google Fiber, que leva conexão via fibra óptica de 1Gbps a várias cidades, o Google agora quer instalar redes Wi-Fi em países em desenvolvimento para atender a aproximadamente um bilhão de pessoas. As informações foram cedidas ao Wall Street Journal por fontes não identificadas, que conhecem os planos da companhia.
Conforme as fontes, o gigante irá financiar e será responsável por parte do funcionamento das redes sem fio em mercados emergentes. Para isso, será necessário fazer parcerias com as operadoras de cada país. Alguns locais cogitados para o projeto incluem o sudeste da Ásia e a África subsaariana.
Com a iniciativa, o Google planeja levar o acesso à Internet a pessoas que não têm acesso à rede, disponível apenas em cidades maiores. A empresa, segundo o jornal, não quis comentar o assunto, mas as fontes informaram que o programa já está bem consolidado.
Ainda conforme a publicação, o Google tem, inclusive, conversado com agências reguladoras para tentar facilitar a instalação das redes. Uma possibilidade é a de utilizar o espectro da TV em alguns locais onde não há Internet disponível.
Fonte: Adrenaline