Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BUSCA POR VOZ ´MELHORADA´ CHEGA EM ATUALIZAÇÃO DO GOOGLE CHROME PARA PC

23/05/2013

O Google lançou, nesta terça-feira (21), uma nova versão estável de seu navegador. Uma das novidades do Chrome 27 é a pesquisa por voz melhorada, apresentada pela empresa em sua conferência anual de desenvolvedores, o Google I/O, na semana passada.

A opção de realizar buscas sem digitá-las já estava presente em versões anteriores do navegador, mas o recurso não era tão inteligente e supostamente fácil de ativar.

Agora, apenas para pesquisas feitas em inglês americano no Chrome, o Google lê o melhor resultado em voz alta, além de exibi-lo em cartões especiais. O mesmo já acontece em smartphones e tablets, seja pelo Now, no Android, ou através do aplicativo Pesquisa Google, em outros sistemas operacionais.

Reprodução
´Nova
Nova pesquisa por voz do Google entende o contexto de suas perguntas e lê respostas em voz alta no Chrome

Assim como já acontece no aplicativo do Google para iOS, a pesquisa por voz no Chrome também passou a entender o contexto das questões dos usuários.

Você pode, por exemplo, buscar a idade do presidente dos EUA e, em seguida, perguntar: Com quem ele é casado?. Por causa de sua primeira pergunta, o Google perceberá que você está se referindo a Barack Obama, mesmo sem citar o nome dele.

A Folha notou que, toda vez que uma pesquisa era feita, o Chrome pedia permissão para acessar o microfone do dispositivo --mesmo depois de concedida a aprovação.

É importante reiterar que as pesquisas devem ser feitas pela versão norte-americana do Google. Nossa equipe realizou buscas em português, mas não foi possível manter essa conversa com o sistema.

Outra melhoria anunciada pela empresa na conferência era a possibilidade de ativar a busca por voz apenas dizendo Ok, Google, sem a necessidade de clicar no ícone do microfone localizado na barra de pesquisa. Mas, em nenhuma das tentativas, nossa equipe conseguiu acioná-la.

IOS E ANDROID

O Google anunciou hoje (22), no blog oficial do Chrome, que vai lançar uma atualização para o seu navegador no iOS em breve. Dessa forma, usuários de iPhones e iPads também poderão usufruir as novidades da pesquisa por voz diretamente no browser.

No Android, a nova versão 27 do Chrome, liberada também nesta quarta-feira, levou suporte a tela cheia a smartphones e histórico de abas a tablets. Mas os novos recursos da busca por voz ficaram de fora.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar