Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE PROMETE MUDAR A FORMA COMO REALIZAMOS BUSCAS NA WEB – ATRAVÉS DA VOZ

16/05/2013

O Google acaba de apresentar um recurso enorme para a Busca: a empresa quer transformá-la em uma conversa.

O primeiro passo nesse sentido é deixar a busca mais pessoal. Por exemplo, você pode procurar coisas como “meu voo para Londres” e obter informações sobre o seu próximo voo para lá. É como o Google Now faz, mas embutido na busca.

Mais impressionante, no entanto, é o esforço do Google em fazer a busca – no PC ou dispositivos móveis – entender uma linguagem natural. Você pode simplesmente dizer: “OK Google, encontre um restaurante perto do meu próximo compromisso”, e ele encontra. A promessa da Siri, enfim realizada. É algo extremamente ambicioso, alimentado por informações do Knowledge Graph para responder a essas perguntas.

De forma prática, você estaria pedindo coisas como restaurantes de frutos do mar perto de um bairro; ou fotos perto de um ponto de interesse que você queira visitar; ou até mesmo qual a altura máxima para andar em algum brinquedo de parque de diversões.

google-io-busca 2

Obviamente, isso é algo que estamos esperando há anos, mas que nunca deu exatamente certo. É preciso lidar com falta de contexto, um reconhecimento de linguagem muito avançado, e muita computação. E, no entanto, é exatamente isso que o Google demonstrou hoje.

Ainda estamos céticos – talvez não seja possível usá-lo como na demonstração ao vivo, mas o que vimos foi bem impressionante. No mínimo, surpreende como uma prova de conceito.

A pesquisa conversacional do Google também serve para enviar e-mails a contatos individuais – basta dizer seu primeiro nome. Na demonstração do Google, um funcionário enviou um e-mail para um contato dizendo apenas “Enviar um e-mail para Katie” – e o Google sabia que o que isso significava.

google-io-busca

O Google Now melhorou também, e ganhou novos cards: para lembretes, transporte público, álbuns de música ou programas de TV. Ele tenta antecipar o que você quer saber, antes de lembrar o que quer saber. Você também pode configurar lembretes (um novo recurso) por voz no Google Now para contatos individuais também.

Obviamente, a pesquisa por conversa tem um longo caminho a percorrer, mesmo que impressione na demonstração. A Apple nos prometeu linguagem natural de conversa para falar com smartphones, e não deu certo. Mas ainda é algo extremamente sedutor: quem não quer um JARVIS de Tony Stark sempre à disposição? Parece que isto é um grande avanço em direção a isso. “Jarvis, diga a Pepper que talvez nos atrasemos esta noite.”

 
 
Fonte: gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar