Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

IBM DIVULGA O MENOR FILME DO MUNDO

03/05/2013

menorfilmedomundo

Cientistas da IBM apresentaram nesta quarta-feira o “menor filme do mundo”, uma obra revolucionária feita com um potente microscópio que mostra os movimentos dos átomos expandidos 100 milhões de vezes. O curta-metragem, de um minuto e 30 segundos, tem o nome “A Boy and His Atom” (Um Menino e Seu Átomo) e conta história de um pequeno personagem que brinca com um átomo e segue seus movimentos, dançando e saltando, em uma forma de explicar a ciência de maneira educativa. As informações são da AFP.

“Filmar, posicionar e dar forma aos átomos para criar um filme de animação original é uma ciência exata e completamente nova”, disse Andreas Heinrich, cientista da IBM Research. “Na IBM não nos limitamos a ler livros sobre ciência, nós a fazemos. Este filme é uma forma divertida de compartilhar o mundo em escala atômica, ao mesmo tempo que permite um diálogo aberto com os estudantes e outros sobre as novas fronteiras da matemática e da ciência”, completou.

Para fazer o filme, os átomos são deslocados com um microscópio desenvolvido há alguns anos pela IBM, uma invenção que valeu o Prêmio Nobel aos criadores. Este instrumento “é o primeiro a permitir que os cientistas vejam o mundo do infinitamente pequeno, os átomos”, explicou Christopher Lutz, pesquisador da IBM.O aparelho não parece um microscópio tradicional, já que pesa duas toneladas e opera a uma temperatura de -268°C. Tem capacidade de ampliar em 100 milhões de vezes os objetos colocados na placa.

“A possibilidade de controlar a temperatura, a pressão e as vibrações a níveis tão específicos faz do laboratório de pesquisas da IBM um dos poucos lugares no mundo onde os átomos podem se movimentar com tanta precisão”, disse Lutz. O dispositivo utiliza uma agulha muito fina, sobre uma superfície de cobre, para atrair ou repelir os átomos e as moléculas em uma localização específica.
O filme foi certificado pelo Livro Guinness dos Recordes como a “menor animação do mundo”, segundo a IBM.
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar