Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VENDA DE IMPRESSORAS CAI 17,6% NO BRASIL

30/04/2013

O mercado brasileiro atingiu a marca de pouco mais de 4,1 milhões de equipamentos de impressão em 2012, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 29/04, pela IDC. O volume representou uma queda de 17,6% na comparação com 2011.

De acordo com Diego Silva, analista de mercado da consultoria no Brasil, diversos fatores contribuíram para essa retração. A relação inclui a necessidade de reposicionamento de margem de lucro por parte dos fabricantes, bem como a queda no mercado de PCs e, principalmente, a postergação de investimentos por parte do governo e do mercado empresarial na categoria. 

Do total de equipamentos vendidos no período, 74,5% foram produtos de jato de tinta; 24,6%, de laser; e 1%, matricial. Silva destacou que o mercado de jato de tinta foi o mais impactado, com uma diminuição nas vendas de 21,3%. O segmento de laser, por sua vez, registrou um recuo de 4,8%, enquanto a comercialização de impressoras matriciais caiu 3,7% na comparação anual. 

A IDC também divulgou alguns resultados preliminares referentes ao primeiro trimestre. A consultoria ressaltou uma relevante recuperação do mercado em fevereiro, com um crescimento de 4,4% no volume de vendas em relação a janeiro. Durante o mês, foram vendidas cerca de 275 mil impressoras, com destaque para os equipamentos laser, que tiveram um aumento de 27,9% nas vendas do período.  

Para este ano, a consultoria projeta um ligeiro crescimento no mercado, com a expectativa de 4,2 milhões de equipamentos comercializados. Na divisão por tecnologias, a estimativa é de um crescimento de 0,8% para as impressoras jato de tinta e de 6,5% para os equipamentos laser. Para as impressoras matriciais, em contrapartida, a previsão é de uma queda de 3,9% no volume.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar