A empresa de monitoramento e análise de mídias sociais SocialBakers negou, nesta segunda-feira (29), um artigo publicado pelo jornal britânico "The Guardian" sobre uma suposta queda no número de usuários do Facebook no primeiro trimestre de 2013.
Sustentando-se em dados encontrados no site da firma de pesquisas, o "Guardian"noticiou que a rede social de Mark Zuckerberg havia perdido milhões de visitantes em seus mercados mais significativos, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão e outros países da Europa.
Jan Rezab, CEO da SocialBakers, no entanto, escreveu no blog da companhia que as estatísticas encontradas em sua página não são voltadas para jornalistas --elas são, na verdade, "estimativas tiradas da plataforma de anúncios da rede", direcionadas a publicitários. "Esses dados são aproximações grosseiras e não podem ser usados para determinar o tráfego do Facebook", afirmou Rezab.
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Valentin Flauraud/Reuters |
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É a segunda vez que a SocialBakers nega as conclusões sobre a rede social tiradas pelo "Guardian" |
Em janeiro, o "Guardian" publicou um artigo semelhante, com base também em relatórios da SocialBakers, dizendo que o Facebook havia perdido 600 mil usuários no Reino Unidoem dezembro de 2012. A empresa de monitoramento foi rápida em refutar as informações divulgadas pelo jornal britânico --e replicadas por outros veículos.
"Nesse esclarecimento, expliquei as estatísticas em questão, revelei a fonte dos dados e repreendi jornalistas que continuavam a tirar conclusões precipitadas", escreveu Rezab, em referência ao caso ocorrido no início do ano. "Bem, o ´Guardian´ não considerou o aviso e tirou uma conclusão maior ainda desta vez."
Fonte: Folha