Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVO VÍRUS ADULTERA BOLETOS BANCÁRIOS PARA DESVIAR PAGAMENTOS

16/04/2013

Um novo vírus que coloca em grande risco todos aqueles que têm o hábito de realizar pagamentos por boleto está circulando pela internet. A nova ameaça, identificada pelo site Linha Defensiva, altera os boletos para desviar o dinheiro do pagamento.

A praga age diretamente na linha digitável, modificando-a para que o dinheiro seja enviado para outra conta. Ela também age quebrando o código de barras original, de forma que ele fique inutilizável, incluindo um espaço branco no meio do código.

Desta forma, mesmo quem não utiliza o internet banking está sujeito a cair no golpe, desde que visualize boletos pela internet. Ele não altera nem valor, nem data de vencimento do documento original, de forma que ele ainda fique ainda mais difícil de ser identificado.

O vírus também armazena senhas do Hotmail e do Facebook da vítima, com as quais ele pode enviar mensagens para os contatos da pessoa infectada, com o objetivo de atingir mais pessoas.

Segundo o site, o código do boleto adulterado era sempre direcionado para uma conta no Banco Santander, mas foram testados números da Caixa, Banco do Brasil e Itaú. Entretanto, a ameaça pode usar qualquer banco como destino, uma vez que a substituição ocorre em tempo real.

Ao se instalar na máquina, o vírus tenta localizar softwares de segurança dos bancos e removê-los. Ele também atinge o firewall do Windows e se configura para iniciar junto com o sistema operacional.

O site dá dicas de como perceber se você foi infectado: 

  • As linhas digitáveis dos boletos serão sempre parecidas
  • O código de barras terá um “buraco” branco e será inválido
  • O logo do banco não será sempre idêntico ao número do banco presente na linha digitável

Fonte: Olhar Digital

 
 
 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar