Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GPUS KEPLER E MAXWELL REVOLUCIONARÃO OS JOGOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

16/04/2013

A NVIDIA está bastante confiante na linha Tegra (chip SoC para dispositivos ultraportáteis) baseada nas gerações Kepler e Maxwell, ao ponto de apostar que as capacidades de computação geral de suas futuras GPUs (conceito conhecido como GPGPU) serão responsáveis por uma revolução no mercado de jogos para dispositivos móveis.

Durante uma conferência para investidores, Philip J. Carmack, vice presidente na área de negócios móveis da NVIDIA, foi enfático ao dizer que o Logan (codinome para o chip Tegra baseado na arquitetura Kepler) será apenas o primeiro caso de uma solução Kepler totalmente integrada em um dispositivo móvel, permitindo o usuário a fazer  o que foi apresentado durante o sistema Kayla (plataforma de desenvolvimento para a tecnologia CUDA em sistemas ARM)...Ainda de acordo com o executivo, a geração Maxwell é o ponto chave capacidade de se realmente mudar o jogo para a comunidade gamemaníaca.
Para quem ainda não sabe, a geração Tegra 5 (Logan) – prevista para 2014, será composta por unidades de processamento geral Cortex da ARM, além de unidade gráfica Kepler com suporte para computação geral GPGPU, Direct3D, OpenGL 4.3, dentre outros recursos.

Vale ressaltar, no entanto, que a grande maioria dos jogos atuais para a plataforma móvel não se beneficia das técnicas de computação geral GPGPU. Para tanto, é necessário um maior engajamento e empenho dos desenvolvedores, no sentido que estes aprendam a desenvolver novos programas que utilizem amplamente recursos gráficos das GPUs Kepler, ou pelo menos, que façam um “port” dos apps x86 GPU aceleradas para a plataforma ARM.

 
(Jen-Hsun Huang durante a apresentação do Kayla na GTC 2013)
 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar