Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVA TECNOLOGIA MANTERÁ FOTOGRAFIAS EM SEGURANÇA NA NUVEM

09/04/2013

A vida moderna e conectada significa equilibrar a privacidade com a conveniência. Por exemplo, muitos entregam voluntariamente todas as fotos privadas e pessoais a serviços em nuvem de terceiros, em troca da conveniência de acessar tais serviços facilmente de qualquer lugar.

E então todo o nosso material simplesmente está "lá", e só podemos esperar que Googles, Facebooks e Flickrs do mundo (para não mencionar os hackers maliciosos) não estejam fazendo nada de assustador com ele.

No entanto, os usuários podem ter em breve uma ferramenta que permitirá armazenar imagens remotamente - mas ainda assim manter o controle sobre quem pode acessá-los.

Uma nova ferramenta desenvolvida pela equipe de pesquisa da Universidade de Southern California, apelidada de P3 (Privacy-Preserving Photo Sharing), permite aos usuários armazenar suas imagens em um serviço na nuvem, como o Facebook ou Flickr, mas remove uma pequena quantidade de dados cruciais e os criptografa.

As imagens particionadas se transformam em um pedaço de material digital inutilizado e irreconhecível, até que o proprietário opte por compartilhar a pequena porção de dados criptografados.

Mesmo que a maior parte dos dados da imagem esteja armazenada em um serviço terceiro, o dono da foto permanece seu "guardião final".

Tecnologias como a P3 vai evitar entidades, mesmo as grandes como o Facebook, de reivindicar a propriedade de suas imagens de acordo com a vontade de sua equipe legal (de acordo com a Declaração de FB de Direitos e Responsabilidades, a empresa tem "uma licença mundial não exclusiva, transferível, sublicenciável, livre de royalties" para todo o conteúdo publicado até que você o elimine).

Se um usuário utiliza a P3, apenas a parte inutilizável das imagens seria de propriedade do Facebook, e os proprietários manteriam o poder sobre a imagem completa.

A tecnologia já ganhou uma patente provisória e os professores por trás da criação planejam lançar uma empresa para lançar a ferramenta publicamente.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar