Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SENSOR LIGADO AO KINECT DECIFRA ATÉ ESTADO EMOCIONAL

05/04/2013

simsensei
 

Pesquisadores da University of Southern California desenvolveram um sistema de sensores que se liga ao Kinect, da Microsoft, capaz de ler e determinar até o estado emocional do usuário.

A novidade deve ser apresentada já no final deste mês, em uma feira de reconhecimento facial e de gestos que será realizada em Xangai, na China. A tecnologia usa câmeras e sensores para ler expressões faciais, linguagem corporal, postura e determinar padrões linguísticos  com base em movimento e tom de voz. Com tudo isso, o sistema é supostamente capaz de dizer se você está alegre, triste, calmo ou nervoso.

A interface do programa será um avatar chamado SimSensei, como você pode ver na foto. O desenvolvimento levou em conta extensas pesquisas que estudaram comportamento corporal de pessoas em diversos estados de espírito. Alguns estudos analisaram 66 diferentes partes do rosto de pessoas diagnosticadas com depressão clínica. Todos esses conhecimentos foram aplicados ao sistema.

Os pesquisadores foram além das meras possibilidades para o mundo do entretenimento – em que a automação embutida na tecnologia poderia ser usada para realizar ações por conta própria, dependendo do seu estado emocional – e disseram que o sistema pode ser útil como ferramenta de diagnóstico médico. Afinal, dizem, um profissional humano pode levar meses ou anos para reparar nos detalhes faciais e corporais que a tecnologia é capaz de registrar em alguns instantes.

Você pode conferir um vídeo do funcionamento desse sensor aqui.


 
 
Fonte: Planet Tech

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar