Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AS MELHORES DICAS PARA DEIXAR SEU MAC LIMPO E ORGANIZADO

01/04/2013

Pensando em como você pode deixar seu Mac mais organizado e “limpo” (não externamente) neste começo de ano, reunimos algumas das melhores dicas aqui da Macworld. Confira abaixo.

1-Arrume seu desktop

Há algum tempo descobri o ótimo aplicativo Desktop Tidy (US$5). Esse útil programa “limpa” o desktop do seu Mac, mantendo-o livre de bagunça. Ele armazena todos os arquivos e pastas do desktop em um Shadow Desktop escondido, que você pode acessar a partir da barra de menu ou no Finder. Assim, todo arquivo que faço download, cada screenshot que capturo, e toda imagem que arrasto e solto no meu desktop é armazenado e arquivado em um local fácil de ser acessado. O utilitário faz sua mágica de forma silenciosa em intervalos agendados – como a cada minuto ou a cada sete dias. Ele até mesmo organiza itens de desktop por tipo de arquivo, o que torna fácil o processo de encontrar e renomear arquivos.

2- Apague imagens de disco desnecessárias

Para a maioria das pessoas, a pasta Downloads é um local de descarregamento onde os arquivos se amontoam em uma pilha esquecida. Vá até a pasta Downloads no Finder e digite “disk image” (imagem de disco) na caixa de busca. Agora, apague todos esses arquivos DMG que estão apenas ocupando espaço no Mac.

3- Esvazie o espaço com downloads do Mail

Como parte do meu trabalho, recebo um bom número de anexos por e-mail – PDFs, e-books em ePub, documentos Word, imagens, o que você quiser. Na maioria das vezes, salvo esses arquivos no meu desktop ou na minha pasta Downloads, mas ocasionalmente cometo o erro de dar um clique duplo sobre um arquivo. Quando você faz isso, o documento salva ele próprio na sua pasta Mail Downloads (downloads do Mail), escondida na sua pasta Library (Biblioteca). Clique duas vezes em um número determinado de arquivos, e essa pasta pode ficar gigante. É por isso que sempre faço a verificação e a esvazio todo ano.

A maneira mais fácil para achar isso é usando o Spotlight – aperte Command+Space para que um campo de busca apareça e então digite Mail Downloads. Clique em Top Hit, que deve ser a pasta Mail Downloads Data. Se isso não funcionar para você, tente chegar pelo caminho mais longo. No Finder, vá em Go > Go to Folder (Ir > Ir para Pasta).

Digite “~/Library/Containers/com.apple.mail/Data/Library/Mail Downloads” no campo de texto. Clique em Go, e uma janela do Finder vai abrir mostrando a pasta Mail Downloads.

maclimpo01.png

Uma vez que chegar à essa pasta, pode selecionar todos os arquivos e apagá-los, ou recuperar aqueles que quiser manter por algum tempo em um local mais permanente – digamos, a pasta normal antiga de Downloads.

4-Mantenha o cache limpo

Todos já ouvimos a dica “Esvazie seu cache” como uma forma de resolver problemas no navegador. Acontece que um Mac armazena muitas informações – não apenas detalhes relacionados ao browser – em arquivos chamados caches, permitindo o acesso rápido a esses dados e reduzindo a necessidade de “buscá-los” na fonte original novamente. Infelizmente, essa informação pode ser corrompida algumas vezes, ou até problemática – por exemplo, você pode acabar vendo dados antigos em vez da versão mais atual do site, ou pode perceber que o ícone de um arquivo não parece muito certo no Finder.

maclimpo02.png

Apesar de você poder encontrar manualmente os diretórios de cache mais comumente usados no OS X (~/Library/Caches é um bom lugar pra começar), muitas ferramentas podem cuidar dessa tarefa para você. Uma delas é o Cocktail, da Maintain, que é uma das mais antigas e melhores. É possível usá-la de graça por 10 vezes - depois disso é preciso pagar o preço de 20 dólares para continuar com o app.

5.Apague aplicativos que não usa

Como alguém que faz review de muitos produtos para a Macworld, sempre testo novos aplicativos e então os apago. Na maioria das vezes, você pode arrastar um aplicativo da pasta Aplicativos para o Lixo, mas normalmente um app cria pastas e arquivos fora do seu “pacote” e em vários locais do disco, o que dificulta a tarefa de encontrar e apagar esses documentos. Por isso, utilizo o AppTrap, um utilitário gratuito que instala um painel de Preferências de Sistema e roda em segundo plano.

Quando você apaga um aplicativo, o AppTrap encontra todos os arquivos e pastas relacionados e os move para o Lixo – não há necessidade de você achar esses arquivos por conta própria.

No entanto, algumas vezes quando seu Mac está atualizando um aplicativo, você quer manter os arquivos associados mas descartar o app antigo. O AppTrap vai te perguntar se você quer deixar os arquivos (o que você quer fazer, nesse caso) ou movê-los para a lixeira. Existem outros utilitários que fazem a mesma função, mas uso o AppTrap há anos e ele nunca me causou nenhum problema ou afetou o desempenho do Mac.
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar