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MONITOR IKAN VL5 HDMI

José Dias

Embora tanto as câmeras de vídeo como as câmeras DSLR tenham monitores acoplados, estes normalmente são pequenos e na maioria das vezes não produzem uma imagem com qualidade suficiente, seja pelo tamanho do monitor, seja pela qualidade de reprodução. Há também diversos movimentos de câmeras que prejudicam a perfeita visualização nestes monitores, sem falar na confiabilidade da cor e mais alguns recursos para a correta configuração da imagem que é reproduzida no monitor.

A solução é partir para um monitor de campo (field monitor). A ideia é simples, mas encontrar um monitor de campo não é tarefa tão simples, você pode optar por modelos bem simples e que só vão ampliar a sua imagem, mas notará que em algumas situações ampliar a imagem não será a solução para conseguir fazer um foco correto.

Como não dispunha de muita grana, no máximo US$ 250, parti para as pesquisas e rapidamente eliminei os monitores que só ampliam a imagem, como o Lilliput de 7", os modelos da Marshall e da SmallHD, infelizmente estavam fora das opções de compra devido ao custo. Foi assim que encontrei o VL5 da Ikan, um monitor de 5" com uma boa qualidade de imagem e alguns recursos para facilitar minha vida.

Características:

HDMI Input
Peaking (red)
DSLR Scaling - Under Scan
Aspect Ratio Guides
Blue Gun
RGB adjustable
16:9 & 4:3 Aspect Ratios
Signal Input: 480i/p 576i/p 720p 1080i/p
Vídeo Inputs: HDMI

O que acompanha:

Adaptador AC 100-240V
Plate para bateria Sony, Canon ou Panasonic
Shoemount
Sun Visor VL5 Monitor
E ainda existe o acessório opcional Sun Hood (SHL5)

O VL5 só dispõe de conexão HDMI, que aceita entrada 480i/p 576i/p 720p 1080i/p. Resolução real da tela é de 800X480 com um contrast ratio de 600:1. E opção de alterar as proporções 16:9 e 4:3 (Aspect Ratio). Há opção no setup de visualizar linhas guias.

Quando se compra o VL5, deve-se escolher com qual bateria irá trabalhar, pois o adaptador de bateria será adicionado no kit conforme sua opção. Os modelos disponíveis são para Sony série L, Panasonic, Canon 900, bem como a Canon LP-E6. Como já tenho baterias Canon LP-E6 optei por este modelo. Com uma bateria LP-E6 é possível conseguir umas 4 horas de duração. Minha única reclamação com o uso da bateria, é que o monitor continuará a descarregar as baterias quando desligado. Assim, o melhor a fazer é remover a bateria se houver um intervalo maior entre as gravações. Caso haja disponível tomada de energia, o adaptador AC pode ser usado.

Como trabalho muito com HDDSRL, a função DSLR Scaling é uma mão na roda. Entender o que é o problema com a escala das Canon HDDSLR por exemplo, ajudará a apreciar este recurso. Existem vários sites que explicam bem a Escala DSLR. Então, se você deseja uma explicação completa sobre o assunto, uma simples busca no Google irá ajudá-lo.

A explicação breve e rápida é esta: A saída da Canon DSLR é 3:2. E a maioria dos monitores de campo são 16:9 ou 4:3. O resultado disso é uma grande perda de espaço da tela. E para piorar a situação a Canon colocou as informações do setup do lado de fora da imagem, reduzindo ainda mais o espaço real quando exibidos em monitores externos.
Monitores que têm escala DSLR, são capazes de expandir a imagem para tirar proveito de mais, se não todo o espaço da tela. Quanto maior a imagem está na tela, melhor enquadramento, foco, etc.

Outra função indispensável é o peaking. Peaking em uma câmera ou monitor é a capacidade de colocar um contorno ao redor das imagens que estão em foco. Com peaking ativado no VL5, a imagem ficará em preto e branco com um contorno vermelho onde o foco estiver correto. Em câmeras com censor grande, aberturas baixas "profundidade de campo", ser capaz de determinar exatamente o que está em foco pode ser difícil sem o uso de peaking ou de cor falsa.

Como mencionei anteriormente, o VL5 oferece alguns ajustes que são indispensáveis para uma visualização correta do que a sua câmera vê. Um sistema de calibração de cores é muito importante. É difícil produzir de forma confiável imagens quando seu monitor não está regulado corretamente, isso impedirá a visualização das cores e exposição correta.

O VL5 também tem Blue Gun. Blue Gun separa o canal azul de todas as outras cores, o que permite a configuração adequada e calibração correta do monitor. A primeira ordem é calibrar o monitor com o color bar SMPTE. Uma vez que o color bar SMPTE é exibido na tela do VL5, é entrar no menu e ativar o Blue Gun. Agora, ajuste a imagem usando as configurações de contraste, brilho, matiz e saturação encontrados no menu. O VL5 também pode ser ajustado com as definições de cor RGB no menu.

Realizei dois curtas metragens com o VL5, e encontrei alguns pontos negativos. O primeiro deles é que o produto não acompanha manual, e sim um simples “quick start”. Não acompanha o cabo HDMI e por fim o "plate" da bateria é terrível para tirar e colocar a bateria, o que me dá a impressão que se não houver cuidado irá quebrar, e por fim, o já mencionado consumo de bateria continua mesmo quando o VL5 está desligado.

Caso você precise de um monitor de campo e não esteja disposto a desembolsar o mínimo de US$ 600 por um monitor mais completo o VL5 é uma ótima opção.

Assista ao vídeo e veja o VL5 em ação.

Até a próxima.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


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