Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

O NOBREAK/UPS FUNCIONOU? MAS O SERVIÇO AINDA NÃO ACABOU!

Antonio Vilhena - 19/05/2001

A força está restaurada, mas o serviço ainda continua...

As empresas normalmente não podem pagar para ter um UPS em todos os equipamentos (computadores, impressoras, hubs, etc), portanto, normalmente, procura-se proteger o servidor e alguns equipamentos-chave. Desta forma, após a força ser restaurada, o pessoal de suporte deve ter sempre à mão, uma lista de atividades a testar, checar e ativar. Alguns exemplos de atividades que poderão constar desta lista:

  • Ativação de impressoras de rede e servidores de impressão
  • Conferência de hubs, routers, switches e modens externos/links
  • Conexões de fibra
  • Computadores que funcionam como terminais de consulta
  • Scanners, copiadoras e equipamentos de segurança

Depois de uma queda de força, podemos ter alguns problemas de usuário como os listados a seguir:

  • Usuários ligando se perderam os documentos/trabalho que estavam fazendo. Esta é a dúvida mais comum, e geralmente sim, muitos usuários vão perder o trabalho que estavam fazendo. O método de minimizar este problema, é ensinar aos usuários a ativarem a opção de AUTOSAVE (salvar automaticamente em intervalos de tempo pré-determinados), nos programas que estiverem utilizando, bem como educá-los a manter seus backups atualizados.
  • Muitas micros ao religar irão executar automaticamente um scandisk, e isto assusta à maioria dos usuários. Mantenha-os informados que este procedimento é comum, e que eles devem esperar até o aplicativo finalizar, para evitar quaisquer problemas no disco.
  • Quando conectando à rede, o usuário pode receber mensagem que ele está tentando se conectar à rede, mas ele já está conectado em outra estação. Isto pode acontecer em quedas rápidas e o servidor ainda estiver "pensando" que o usuário está conectado por ele não ter saído da rede de maneira correta (logout). De novo, lembre de treinar seus usuários, que este problema não é incomum, para não se assustarem, e quem em cerca de 5 minutos a situação se normalizará.

Tranqüilidade no serviço

Apesar de UPSs serem a forma de se prevenir quanto aos problemas de queda de força, planos de contingência e treinamento do pessoal de suporte e dos usuários são fundamentais para que não haja problemas nem riscos maiores. Tenha sempre em mente que toda solução só é efetiva se for testada, portanto, planeje simulações e reveja seus planos de contingência e treinamento com o resultado destas simulações.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR