Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PROBLEMAS COM A ASUS

J. Carvalho - 04/06/2000

Há muitos anos a marca ASUS vem gozando de uma posição privilegiada no mundo dos micreiros, a posição de ter produtos livres de falhas. Nos meus 18 anos de experiência em manutenção e venda de hardware realmente nunca usei uma marca por tanto tempo. Comecei a usar placas mãe ASUS em meados de 1994 e só comecei a ter e a ouvir problemas com elas a pouco mais de 1 ano.

O primeiro problema que me chegou foi relacionado as saídas USB da placas da série P2B. Fiquei meio impressionado e diria que até um pouco duvidoso desta falha, mas outros reports do mesmo problema continuaram chegando. Terminei por executar alguns testes com periféricos USB e constatei a falha. A ASUS, após ser indagada sobre o problema, se colocou numa posição irredutível: Nossos produtos não tem falha.

A conclusão fica a cargo de cada um, mas a de alguns clientes e amigos é bem clara. As portas USB da P2B tem problemas.

Há menos de uma semana, tive a visita de um grande distribuidor de hardware da Flórida em nosso escritório. Após ouvir sua declaração de estar indignado com a mudança de qualidade de produtos famosos, perguntei sobre a ASUS. A resposta foi imediata: A ASUS está perdendo a qualidade. Ele me contou alguns casos pelos que passara e entre eles 2 me chamaram a atenção.

O primeiro fazia referencia ao uso de memórias de marca famosa com as placas ASUS. Se tratava das memórias da marca MICRON. A MICRON, caso você não saiba, é conhecida por vender um dos melhores micros dos EUA e suas memórias são usadas largamente em micros de outros fabricantes. O fato é que estas memórias não funcionam perfeitamente com a ASUS. A solução dada por ele foi a de usar estas memórias em placas de outras marcas como a FIC, INTEL e outras.

O segundo caso contado por este amigo da Flórida, no início me pareceu meio "fruto de uma imaginação fértil", mas a comprovação veio a poucas horas atrás.
Um amigo me apareceu com uma máquina equipada com um K6 2 500 Mhz, 32 Mb de Ram e uma placa mãe ASUS com vídeo e som on board. O ventilador da CPU (cooler) estava fazendo um baralho um tanto quanto irritante e ele me pediu que o trocasse. Este amigo havia comprado o mais bonito e o maior cooler para K6 que já havia visto. Seu ventilador era quase do tamanho do ventilador da fonte e o seu dissipador era da metade do tamanho de um para Pentium III.
Bem prossegui com a troca e liguei a máquina para saber se estava tudo bem. Para minha surpresa, a máquina apresentava erros dos mais variados (VXD, proteção, etc..). Achei que se tratava de uma falha do Windows 98 e já que a máquina não tinha nada instalado além do Windows resolvi formatá-la e fazer a reinstalação do Windows.
Foram 4 tentativas sempre terminando em erros. Verifiquei a temperatura da CPU que estava normal, por volta de 42 graus. Após trocar as memórias, reformatar o disco e verificar a fonte, me lembrei do caso contado pelo amigo da Flórida no qual ele dizia que em algumas placas mãe ASUS, existe um problema de incompatibilidade com alguns ventiladores (coolers). Não é engano, eu pude constatar isto hoje. Coloquei um outro ventilador e a máquina voltou a funcionar perfeitamente. Para confirmar voltei o ventilador problemático e os erros voltaram.

Provavelmente se isto for levado ao conhecimento da ASUS, teremos a resposta de sempre: As placas ASUS não tem problemas.
Não quero dizer com isto que se trata de produtos de má qualidade, muito pelo contrário, a ASUS ainda é uma das melhores placas do mercado. Apenas é bom alertar que não são perfeitas e que exigem um certo cuidado na hora da escolha, tanto de seus produtos como dos componentes e periféricos que formarão o seu micro.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR