Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CONFERINDO OS DADOS GRAVADOS NO SEU CDR

Antonio Vilhena - 19/05/2001

Como ter certeza que os dados foram gravados corretamente no CDR?

A maneira mais fácil é comparar se o original é idêntico à cópia. Se o disco foi gravado a partir de uma imagem de CD padrão ISO-9660, programas como o Easy-CD fazem a comparação do disco com o original. O programa Toast para o Mac realiza a verificação automaticamente após a gravação se requisitado. Você pode utilizar também programas como o CD-R Verifier encontrado em http://www.cdrom-prod.com/cd-r_verifier.html ou o programa CDCchedk encontrado em http://Fusion.zejn.si/ para conferir o conteúdo do CD de maneira fácil e rápida.

Outra maneira, é fazer uma comparação recursiva arquivo por arquivo. Programas que calculam o CRC dos arquivos e depois compara-os (original e cópia).

Mais uma maneira, é usar o utilitário "diff" disponível para Win 9.x, Unix, etc.. Se você copiou o conteúdo de C:\arquivos para o CDR em E:\, você usa: diff -q -r C:\arquivos E:  O parâmetro "-q" informa para reportar se os arquivos diferem, mas não mostra que diferenças são. e o parâmetro "-r" informa para procurar nos subdiretórios recursivamente.

Existe uma versão para Windows, chamada Visual Diff encontrada para download por exemplo na ZDNet.

Você também pode usar o equivalente da Microsoft WinDiff, que entende perfeitamente os diversos tipos de arquivos de nome longo da Microsoft. Ele pode ser encontrado no CD do Windows (por exemplo no CD do Win98 é encontrado em:  \tools\reskit\file\windiff.exe). Também pode ser encontrado para download do site da Microsoft, porém devido a arrumações que são realizadas no site, não temos como apontar diretamente para a URL, e portanto você deve pesquisar nas páginas de suporte pela palavra-chave WINDIFF.

Outra alternativa para o windiff é o xdiff, encontrado em http://www.wookie.demon.co.uk/xdiff/.

A empresa Rocksoft Pty possui um produto chamado Veracity (http://www.veracity.com/) que checa a integridade de uma árvore de diretório.

Se você "realmente" precisa testar com certeza absoluta seus disco, vá em http://www.audiodev.com/.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR