Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

COMO ENCRIPTAR DADOS EM UM CDR?

Antonio Vilhena - 12/05/2001

A maneira mais fácil de encriptar seus dados para que ninguém tenha acesso a eles se tiverem acesso ao seu CDR, é fazer a encriptação dos dados ANTES do processo de gravação e antes de colocar os dados no CD. Porém este processo pode não ser transparente para o usuário comum, daí resolvi preparar esta dica para facilitar e fornecer alguns passos e informações que poderão ajudá-lo nesta tarefa.

Primeiro, crie um diretório onde serão colocados seus dados para encriptação e posterior gravação, depois disto, escolha o programa de encriptação que mais lhe agradar, para poder encriptar seus dados, criando um "volume" que só seja acessível por senha. Por final, realize a gravação deste subdiretório encriptado para seu CDR, lembrando de colocá-lo como raiz para facilitar.

Depois disto, sempre que for necessário usar o CDR gravado, será necessário o uso da senha utilizado na criação da imagem. Não será possível visualizar os dados contidos no CD com nenhum tipo de programa, pois o mesmo estará todo encriptado.

Alguns programas que você poderá usar para esta tarefa de encriptação são:

  • PGP em http://www.nai.com/ (era http://www.pgp.com) possui um ótimo software de encriptação, porém não é automática sua aplicação em distribuição de software via CDROM. É necessário procurar pela internet informações sobre sua implementação em distribuição de dados/SW por CD.
     
  • ScramDisk, em http://www.scramdisk.clara.net/, grava os arquivos em "pacotes" encriptados chamados de "containers" no seu disco. Pode ser usado em CD-ROMs, roda em Win95 e Win98, é gratuito, e até inclui o fonte do programa para quem se aventurar a desenvolver alguma melhoria em cima do código original.
     
  • Em http://www.c-dilla.com/ você encontrará informações sobre o CD-Secure 2, que permite que desenvolvedores de Software distribuam via rede, via CD, e com várias opções do tipo: pague pelo que usar. Não é um programa barato, e é mais indicado para Software-Houses.
     
  • EnCrypt-CD encripta os blocos enquanto são gravados no CD. É um programa shareware, encontrado em: http://www.shareit.com/programs/102046.htm.
     
  • Encrypted Magic Folders, encontrado em http://www.pc-magic.com/ encripta seus dados de modo transparente, enquanto são usados. Pode ser utilizado em um CD, encriptando seus dados antes de gravá-los.
     
  • Se você usa Linux, você pode instalar um cryptographic filesystem (chamado "CFS"): veja em http://www.linuxdoc.org/HOWTO/Security-HOWTO-6.html#ss6.10. Crie um crypto-fs, copie seus dados para ele, então use o o mkisofs com Rock Ridge extensions ativado para criar uma imagem de CD tipo ISO-9660 dos dados encriptados. Depois é só gravar a imagem de CD no CDR.
     
  • Outra opção é o E4M, encontrado em http://www.e4m.net.
     
  • BestCrypt, encontrado em  http://www.jetico.com/, permite que você crie volumes virtuais encriptados, em arquivos que podem ser gravados em um CDR.
     
  • Por fim, você pode usar o programa PC Guardians CD-ROM encryption encontrado em http://www.pcguardian.com/.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR