Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

DICAS DE AUTORUN - PARTE 2

Antonio Vilhena - 05/05/2001

Dicas de AUTORUN - Executando arquivos HTML automaticamente

Nesta dica, estaremos dando continuidade sobre a explicação de como fazer com que um CDR ao ser inserido em um drive de CD, execute automaticamente um programa. Na dica anterior vimos uma visão geral sobre como funciona esta característica, com vários exemplos, porém um caso que merece especial atenção é o de execução de um arquivo tipo HTML.

A primeira vista, o autorun para execução de um arquivo html seria:

 [AutoRun]
 ICON=SomeProcess.exe
 OPEN=Welcome.html

Era de se esperar que o Explorer visse que um arquivo html estaria associado a um programa de browser, e portanto executasse o browser passando o parâmetro welcome.html que seria o arquivo que estamos interessados em ver. Infelizmente este autorun acima NÃO FUNCIONA.

A maneira de resolver este problema, é colocar no comando OPEN, um shell que chame o arquivo desejado welcome.html. Isto pode ser feito de várias maneiras (algumas simples, outras feias, outras mais elegantes,...) enfim, vamos ver algumas maneiras de resolver este problema:

Método 1:
Este primeiro método é meio "feio", mas funciona. O truque é chamar uma janela de comando (CMD.EXE no Windows NT ou COMMAND.COM no Win 9.x), e dela chamar a execução do arquivo html com o comando START. O Autorun ficaria assim:

Versão para Windows NT
[AutoRun]
 ICON=arquivodeicone.ico
 OPEN=CMD.EXE /c "start Welcome.html"

Versão para Windows 9.x
[AutoRun]
 ICON=arquivodeicone.ico
 OPEN=inicio.bat Welcome.html

Inicio.bat
Start %1

O grande problema deste método, é que o sistema cria uma janela de console (DOS), que é fechada imediatamente, porém este pop-up da janela DOS é bem incomodo. Segundo, é que teríamos que ter um CD com versão para Windows 9.x e outra versão para Windows NT. 

Método 2:
Este segundo método se utilize da facilidade de o Windows 98 possuir a favilidade de "scripting host". Na realidade existem dois processos de scripting host: tipo GUI (WSCRIPT.EXE) e tipo CUI (CSCRIPT.EXE). Como pretendemos usar uma interface GUI para evitar aquele pop-up de janela DOS, usaríamos o seguinte JScript®

Arquivo Shellexecute.js
 // Cria uma instancia de scripting Shell Object
 WshShell = WScript.CreateObject("WScript.Shell");
 
 // Faz com que o Shell Object chame o ShellExecute no arquivo HTML
 WshShell.Run("Welcome.html", 1, 0);
 
 // Destroi o Shell Object
 WScript.DisconnectObject(WshShell);

Agora meu CD-ROM tem um arquivo Welcome.html, um arquico ShellExecute.js file, e o seguinte arquivo AUTORUN.INF:

[AutoRun]
 ICON=arquivodeicone.ico
 OPEN=Wscript ShellExecute.js //B //nologo Welcome.html

Esta solução já é bem mais elegante que o método 1. O problema que ainda temos nela, é que o "scripting host" não é distribuído com o Windows 95 nem com o Windows NT, portanto, é uma solução que se adequa a equipamentos rodando com o Windows 98, ME e 2000. 

Método 3:
Esta solução é a mais "radical", ou seja, desenvolver um programa, cuja função é chamar um HTML e mostrá-lo através do browser. Esta solução é a mais "limpa", porém requer o desenvolvimento de um programa específico para esta função, normalmente em linguagem que exige compilação, etc., o que é uma solução trabalhosa em termos de desenvolvimento e implementação.

Para facilitar, colocamos aqui disponível um programa já feito para esta finalidade, ou seja, para você usuário do BoaDica, basta fazer o download do programa e colocá-lo no seu CD, programa este que foi pego na internet, e portanto deve seguir suas informações quanto a distribuição/alteração, etc.

Shellout.zip -> Este pacote de 20KB, é um programa simples que para ser chamado na tag de OPEN do autorun.inf basta colocar OPEN=SHELLOUT.EXE Welcome.html (para abrir o arquivo welcome.html no seu browser)

Authtml.zip -> Este pacote, (um pouco maior, de cerca de 100KB), é um pacote feito com o aplicativo WISE, que também realiza a mesma função. Para ativá-lo, basta colocar no seu autorun.inf:  OPEN=AUTOHTML.EXE /S porém será necessário passar o arquivo html a ser mostrado em outro arquivo chamado showhtml.ini. Este arquivo terá o seguinte conteúdo: 

[Display]
htmlfile=welcome.html

Assim sendo, nesta opção, você terá no seu raiz do disco o arquivo autorun.inf, autohtml.exe e showhtml.inf (além é claro das páginas html)

Método 4:
Utilizar programas próprios para esta função "mostrar páginas web de modo offline". Alguns exemplos de programas para esta finalidade são:

Softword Technology - Browse and View:  http://www.pc-shareware.com/browser.htm
Faico - NavRoad
http://www.offlinebrowser.com/ ou http://www.faico.com/

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR