Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ANTES DE COMPRAR, VEJA SE O MODEM JÁ ADERIU AO NOVO PADRÃO V.92/V.44

Antonio Vilhena - 25/04/2001

Recentemente, a ITU homologou um novo padrão para modems analógicos, o V.92, que oferece algumas vantagens. Vamos ver então um pouco mais sobre este novo protocolo V.92, que é lançado junto com o padrão de compactação V.44.

O que é V.92?
V.92 é um novo padrão em modems de 56K que foi definido pelo ITU (International Telecommunications Union - órgão que define os padrões de telecomunicação) em Junho de 2000, que introduziu 3 novas funções no padrão V.90 existente até então, que irão fornecer aos milhões de usuários de modens analógicos maior conveniência e performance, principalmente nestes tempos de grande uso de internet. Sâo elas: QuickConnect, Modem-on-Hold e PCM Upstream. Em conjunto com o novo algoritmo de compressão V.44, apresentam um significativo avanço em conexões analógicas por modem. (veja informações sobre o V.44 em outra dica aqui no BoaDica).

Porque do novo V.92?
Apesar do aparecimento de tecnologias de banda larga (DSL e Cabo) elas ainda não são o padrão, na realidade, a grande maioria das pessoas usam mesmo é o acesso discado normal. A modalidade de acesso discado ainda permanecerá como o principal meio de acesso de pessoas à internet durante muitos anos (estima-se de 5 a 7), portanto, é preciso investir para melhorar esta modalidade de acesso, e portanto na tecnologia de modems analógicos, daí o advento do V92 atualmente.

Que vantagens o V92 fornece que o V90 não tem?
Em adição  aos melhoramentos gerais da tecnologia V90, o V92 oferece 3 novas importantes vantagens: "Moden on Hold", "Quick Connect" e "V.PCM upstream". Para se utilizar destas novas funções, tanto o modem do usuário como do ISP (provedor), precisam ser atualizados para a tecnologia V.92. Vejamos um pouco mais o que são estas funções:

Modem on Hold
Permite ao usuário do modem suspender a conexão de dados, atender uma chamada de voz que esteja chegando, e depois re-estabelecer a conexão de dados, sem perder a conexão original. Isto permitirá um uso mais efetivo e produtivo em linhas telefônicas residenciais, ou locais de apenas 1 linha telefônica, pois poderá atender uma chamada quando estiver navegando na internet, e depois retornar para ela após falar. (Nota: para usar esta função, é necessário que a operadora de telefones local ofereça o serviço de chamada em espera - Call Waiting).
www.boadica.com.br

Quick Connect
Permite que o modem diminua o tempo inicial de negociação de conexão entre os modems (do usuário e do ISP/Provedor). O modem compara a nova chamada com a chamada anterior, e se a condição da linha for similar (como acontece quando chamando sempre o mesmo provedor, da mesma linha telefônica), ele não realiza a parte de negociação de velocidade. Isto reduz o tempo de conexão inicial em 50% ou mais em alguns casos. Normalmente este tempo de "handshaking" entre os modems na tecnologia V.90 leva em torno de 25 segundos. Se você pensar em quantas vezes é realizada a conexão com a internet por mês, esta economia de tempo é bem significativa.

V.PCM Upstream
Aumenta a velocidade de transferência de dados em uploads (do seu modem para o ISP/Provedor). Na tecnologia V.90 esta velocidade é de 31.200 bps, com o V.92 você pode alcançar até 48.000 bps.

Quando estarão disponíveis modems V.92?
Já existem vários fornecedores que colocaram disponíveis suas versões de modem padrão V92: 3Com (USR Robotics), Bestdata, Elsa, Well Communication, Olitec, Zoom, Actiontec, Broadxent, Hayes, Global Village, Patton; aos poucos os demais fabricante também irão atualizar sua linha para oferecer o novo padrão.

Os atuais modems V.90 podem ser atualizados para V.92?
Muitos modems permitirão este tipo de atualização. Por exemplo a 3Com na sua linha USR Robotics, já oferece esta atualização para alguns modelos. Você poderá acessar a página da 3Com específica para esta área em: http://www.usr.com/v92 de onde você poderá baixar o utilitário para identificação do seu modem (Modem Identification Wizard), e daí saber se ele é compatível para atualização.

Esta atualização será gratuita?
Em alguns casos sim. A 3Com/USR Robotics, estará seguindo esta política para "alguns" modelos (você poderá conferir na homepage da USR).

Quando meu provedor (ISP) irá suportar o V.92?
Historicamente todos os novos padrões de comunicação quando ficam disponíveis são implementados em pouco tempo pelos provedor de internet, ainda mais que neste tipo de atualização poderá ser realizada via upgrade de software/eprom dos modems do seu provedor. Você poderá esperar uma atualização geral a partir do 2º semestre de 2001, mas como usuário e cliente, você deve cobrar de seu provedor que o mesmo esteja compatível com esta nova tecnologia que trará vantagens de performance e financeira para seu uso mais efetivo da internet.

Vale a pena migrar para o padrão V.92?
O padrão V.92 é o novo padrão em conexões analógicas, padronizado pela ITU, isto não tem volta! Portanto, se você for comprar um novo modem, tenha certeza de que o mesmo já seja neste novo padrão, ou então que seja capaz de ser atualizado sem custo. Você estará economizando dinheiro (no tempo de conexão, no tempo de upload, e com o padrão V.44 que acompanha o padrão V.92, no tempo de download), além de estar melhorando a utilização de sua linha telefônica caso só tenha 1 com o Modem on Hold. Não há previsão de que os modems V.92 sejam mais caros do que os V.90, apenas será feita uma substituição para o novo padrão. Portanto, FIQUE DE OLHO na hora de comprar. Se você já possui um modem tipo V.90, veja se o upgrade do mesmo é gratuito, e se for, faça-o! Caso seu modem não aceite upgrade, você terá que avaliar se é vantajoso mudar para o novo padrão comprando outro modem, mas pelas previsões, isto não irá acontecer, pois o novo padrão só estará totalmente disponível nos diversos fabricantes no 2º semestre de 2001, bem como os provedores só deverão estar atualizados para o novo padrão também na mesma época, portanto, neste caso vale a pena esperar um pouco mais.

O que é V.44?
V.44 é um novo padrão de compressão baseado em tecnologia desenvolvida pela Hughes Network Systems, que irá substituir o padrão atual de tecnologia de compressão que é o V.42bis. O V.44 oferece uma taxa de compressão maior que o V42.bis.

Que vantagem existe em usar o V.44?
Uma taxa de compressão maior significa que mais dados podem ser transmitidos em um download em um mesmo espaço de tempo, ou seja, sua transferência de dados será mais rápida. A maior percepção será quando você estiver navegando na internet, uma vez que arquivos HTML, que são os mais utilizados na internet, são altamente comprimíveis. Para muitos usuários a performance será aumentada entre 20 a 60%.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR